Análise do grau de satisfação dos clientes em uma cooperativa de crédito

estudo de caso utilizando o método NPS - Net Promoter Score no Sicoob de Varjão de Minas - MG

Autores

  • Rafaela Vieira de Faria Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcílio Geraldo Mendes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

passivos, detratores, promotores, cooperativa, NPS

Resumo

Com a modernização do mercado, as empresas se vêem na obrigação de dar atenção redobrada aos clientes, que estão cada vez mais exigentes, pois, a cada dia aparecem novas tecnologias e novos tipos de produtos e serviços. Em função disso, conhecer estratégias que garantem a manutenção e a lealdade dos clientes se tornam cada vez mais necessárias. Este trabalho aborda a estratégia de retenção de clientes por meio de uma pesquisa, com o intuito de descobrir a percepção dos clientes de uma cooperativa bancária na região do Alto Paranaíba. Assim, o presente trabalho visou encontrar três tipos de clientes, com apenas uma pergunta; os promotores, aqueles que são fiéis à empresa e fazem questão de indicá-la aos amigos; o passivo, aqueles clientes satisfeitos, mas pouco entusiasmados, que podem ser facilmente seduzidos pelo concorrente e os detratores que são os clientes infelizes que se encontram presos a uma relação ruim. Com esse propósito, o resultado de 268 pessoas que responderam a esta pesquisa, foi de 79% de clientes considerados promotores, 14% de clientes considerados passivos, e 7% de detratores, chegando assim, ao escore de 100%*.

 

* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.

Biografia do Autor

Rafaela Vieira de Faria, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante de graduação 8º período do curso de Ciências Contábeis do UNIPAM

Marcílio Geraldo Mendes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientador do trabalho: Marcílio Geraldo Mendes - curso de ciências contábeis do UNIPAM

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Publicado

2021-10-20