Análise e comparação da situação econômica e financeira da empresa UNIMED Patos de Minas em relação à UNIMED Uberaba e à UNIMED Vale do Aço no triênio 2017-2019
Palavras-chave:
análise horizontal e vertical, demonstrações contábeis, indicadores econômico-financeirosResumo
O presente estudo teve como foco a análise econômico-financeira da empresa UNIMED Patos de Minas, bem como de outras duas empresas da região atuantes no mesmo ramo. O objetivo geral da pesquisa consistiu em realizar um diagnóstico econômico financeiro da empresa, a fim de conhecer a evolução da situação econômico-financeira no triênio 2017-2019 e comparar com os resultados obtidos das cooperativas UNIMED Uberaba e UNIMED Vale do Aço. Para que fosse possível realizar as análises, foram realizados os cálculos dos indicadores de liquidez, rentabilidade, estrutura de capital, atividade e das análises vertical e horizontal das três empresas unidades da UNIMED em estudo. Por meio dos resultados obtidos foi possível observar que o índice de liquidez demonstrou que as empresas UNIMED Patos e UNIMED Uberaba possuíam boa capacidade de arcar com suas obrigações. Os índices de rentabilidade constataram que a empresa Vale do Aço dispôs de prejuízo contábil nos anos de 2018 e 2019. Os indicadores de estrutura de capital expressaram que todas as empresas possuem mais capital de terceiros do que capital próprio. Por fim, os indicadores de atividade demonstraram que a empresa UNIMED Patos apresentava uma estrutura financeira de excelente liquidez em todo triênio estudado*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Administração e Gestão Empresarial - Gestão Administrativa e temas correlatos do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.