Análise e comparação da situação econômica e financeira da empresa UNIMED Patos de Minas em relação à UNIMED Uberaba e à UNIMED Vale do Aço no triênio 2017-2019

Autores

  • Isabelle Lais Caixeta Matos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Pablo Fonseca da Cunha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

análise horizontal e vertical, demonstrações contábeis, indicadores econômico-financeiros

Resumo

O presente estudo teve como foco a análise econômico-financeira da empresa UNIMED Patos de Minas, bem como de outras duas empresas da região atuantes no mesmo ramo. O objetivo geral da pesquisa consistiu em realizar um diagnóstico econômico financeiro da empresa, a fim de conhecer a evolução da situação econômico-financeira no triênio 2017-2019 e comparar com os resultados obtidos das cooperativas UNIMED Uberaba e UNIMED Vale do Aço. Para que fosse possível realizar as análises, foram realizados os cálculos dos indicadores de liquidez, rentabilidade, estrutura de capital, atividade e das análises vertical e horizontal das três empresas unidades da UNIMED em estudo. Por meio dos resultados obtidos foi possível observar que o índice de liquidez demonstrou que as empresas UNIMED Patos e UNIMED Uberaba possuíam boa capacidade de arcar com suas obrigações. Os índices de rentabilidade constataram que a empresa Vale do Aço dispôs de prejuízo contábil nos anos de 2018 e 2019. Os indicadores de estrutura de capital expressaram que todas as empresas possuem mais capital de terceiros do que capital próprio. Por fim, os indicadores de atividade demonstraram que a empresa UNIMED Patos apresentava uma estrutura financeira de excelente liquidez em todo triênio estudado*.

 

* Trabalho apresentado na área temática 1 - Administração e Gestão Empresarial - Gestão Administrativa e temas correlatos do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.

Biografia do Autor

Isabelle Lais Caixeta Matos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante de graduação 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Pablo Fonseca da Cunha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM e Mestre em Administração na área de Finanças

Downloads

Publicado

2021-10-20