Os impactos da Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos (FSSC 22000) com ênfase na confiabilidade e competitividade
um estudo de caso em uma indústria de alimentos
Palavras-chave:
FSSC 22000, confiabilidade, competitividadeResumo
As empresas que visam o processo de melhoria contínua, necessitam estar em constante evolução, a fim de que não sejam ultrapassadas e engolidas pela concorrência. Neste contexto, a implementação de certificações soa como uma forma de alavancar essa diferenciação dentro do mercado. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os impactos da FSSC 22000 - Food Safety System Certification, com ênfase na confiabilidade e competitividade em uma indústria de alimentos. A pesquisa é do tipo exploratória, e possui uma abordagem qualitativa. Para o cumprimento da mesma, foram levantados juntamente com os gestores responsáveis pela certificação, indicadores que pudessem mensurar tais impactos na organização. Dentre os resultados da pesquisa, percebeu-se uma maior influência da certificação em relação à confiabilidade dos clientes e consumidores, e uma média influência em relação ao aumento de competitividade frente à concorrência*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.