Os impactos da Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos (FSSC 22000) com ênfase na confiabilidade e competitividade

um estudo de caso em uma indústria de alimentos

Autores

  • Paulo Ramom Rodrigues Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Flávio Daniel Borges de Morais Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

FSSC 22000, confiabilidade, competitividade

Resumo

As empresas que visam o processo de melhoria contínua, necessitam estar em constante evolução, a fim de que não sejam ultrapassadas e engolidas pela concorrência. Neste contexto, a implementação de certificações soa como uma forma de alavancar essa diferenciação dentro do mercado. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar os impactos da FSSC 22000 - Food Safety System Certification, com ênfase na confiabilidade e competitividade em uma indústria de alimentos. A pesquisa é do tipo exploratória, e possui uma abordagem qualitativa. Para o cumprimento da mesma, foram levantados juntamente com os gestores responsáveis pela certificação, indicadores que pudessem mensurar tais impactos na organização. Dentre os resultados da pesquisa, percebeu-se uma maior influência da certificação em relação à confiabilidade dos clientes e consumidores, e uma média influência em relação ao aumento de competitividade frente à concorrência*.

 

* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.

Biografia do Autor

Paulo Ramom Rodrigues Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante de graduação 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Flávio Daniel Borges de Morais, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientador do trabalho e professor do curso de Administração do UNIPAM

Downloads

Publicado

2021-10-20