Impactos da covid-19 no e-commerce de Patos de Minas
Palavras-chave:
e-commerce, mercado virtual, tecnologiasResumo
Devido às medidas adotadas para o enfrentamento da COVID-19 diversas empresas foram impedidas de atuar no comércio presencial, sendo obrigadas a buscarem novas estratégias para oferecerem seus produtos e se manterem no mercado. Uma alternativa foi a adoção do e-commerce, que é uma forma de venda que vem a cada dia ganhando mais espaço. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a entrada de empresas de Patos de Minas (MG) no e-commerce após o isolamento social, ocasionado pela COVID-19, bem como as dificuldades e principais meios de comunicação utilizados por elas. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com perguntas quantitativas e os resultados obtidos foram apresentados em gráficos de percentual, caracterizando-se como uma análise descritiva. Os resultados mostram que 60% das empresas aumentaram seus investimentos no comércio digital e mais de 80% das empresas relataram aumento das vendas online, em relação ao comércio físico. Além disso, foi possível observar que as redes sociais foram importantes facilitadores desse processo. O estudo realizado possibilitou maior conhecimento sobre o tema, além de apresentar dados que confirmam a tendência geral de crescimento do mercado virtual em tempos de pandemia.