Impactos da covid-19 no e-commerce de Patos de Minas

Autores

  • Milene Caixeta Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mislene Dalila da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

e-commerce, mercado virtual, tecnologias

Resumo

Devido às medidas adotadas para o enfrentamento da COVID-19 diversas empresas foram impedidas de atuar no comércio presencial, sendo obrigadas a buscarem novas estratégias para oferecerem seus produtos e se manterem no mercado. Uma alternativa foi a adoção do e-commerce, que é uma forma de venda que vem a cada dia ganhando mais espaço. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar a entrada de empresas de Patos de Minas (MG) no e-commerce após o isolamento social, ocasionado pela COVID-19, bem como as dificuldades e principais meios de comunicação utilizados por elas. Para a realização da pesquisa foi aplicado um questionário com perguntas quantitativas e os resultados obtidos foram apresentados em gráficos de percentual, caracterizando-se como uma análise descritiva. Os resultados mostram que 60% das empresas aumentaram seus investimentos no comércio digital e mais de 80% das empresas relataram aumento das vendas online, em relação ao comércio físico. Além disso, foi possível observar que as redes sociais foram importantes facilitadores desse processo. O estudo realizado possibilitou maior conhecimento sobre o tema, além de apresentar dados que confirmam a tendência geral de crescimento do mercado virtual em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Milene Caixeta Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante de graduação 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Mislene Dalila da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora e docente do curso de Curso de Administração do UNIPAM

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Publicado

2021-10-20