Estudo de caso
análise da viabilidade da retenção de clientes na empresa Sisproinc Brasil Ltda
Palavras-chave:
fidelização de cliente, marketing de relacionamento, retenção de clienteResumo
A presente pesquisa buscou como objetivo geral, analisar a viabilidade da retenção de clientes na empresa Sisproinc Brasil Ltda, tendo em vista o número de clientes que deixaram de consumir o Software PigCHAMP nos últimos 6 anos. Nesse sentido, descreve-se assim os objetivos específicos: Apresentar a importância da satisfação do cliente para o processo de retenção; descrever o processo de fidelização de clientes; indicar o número de clientes perdidos na empresa de representação comercial de software; determinar qual a receita e lucro perdidos com clientes que deixaram de consumir da empresa; identificar as principais causas de perdas de clientes; apontar quais os custos incorridos na resolução das causas de perdas de clientes. Para concluir essa pesquisa foi imprescindível estudar a empresa representante do software PigCHAMP, usado para gerenciar granjas de suínos. Esse estudo teve como delineamento metodológico uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi por meio de pesquisa bibliográfica, além da pesquisa documental dos arquivos internos da organização. Sendo assim, o estudo de caso concluiu que o marketing de relacionamento é uma estratégia relevante para se alcançar a satisfação e fidelização de clientes e consequentemente reter os atuais clientes na organização*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.