Estudo de caso

análise da viabilidade da retenção de clientes na empresa Sisproinc Brasil Ltda

Autores

  • Cristiane Máximo de Oliveira Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Jarbas de Menezes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

fidelização de cliente, marketing de relacionamento, retenção de cliente

Resumo

A presente pesquisa buscou como objetivo geral, analisar a viabilidade da retenção de clientes na empresa Sisproinc Brasil Ltda, tendo em vista o número de clientes que deixaram de consumir o Software PigCHAMP nos últimos 6 anos. Nesse sentido, descreve-se assim os objetivos específicos: Apresentar a importância da satisfação do cliente para o processo de retenção; descrever o processo de fidelização de clientes; indicar o número de clientes perdidos na empresa de representação comercial de software; determinar qual a receita e lucro perdidos com clientes que deixaram de consumir da empresa; identificar as principais causas de perdas de clientes; apontar quais os custos incorridos na resolução das causas de perdas de clientes. Para concluir essa pesquisa foi imprescindível estudar a empresa representante do software PigCHAMP, usado para gerenciar granjas de suínos. Esse estudo teve como delineamento metodológico uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi por meio de pesquisa bibliográfica, além da pesquisa documental dos arquivos internos da organização. Sendo assim, o estudo de caso concluiu que o marketing de relacionamento é uma estratégia relevante para se alcançar a satisfação e fidelização de clientes e consequentemente reter os atuais clientes na organização*.

 

* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.

Biografia do Autor

Cristiane Máximo de Oliveira Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 8º período do curso de Administração do UNIPAM

Jarbas de Menezes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do UNIPAM

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Publicado

2021-10-20