A importância da estruturação para a expansão de mercado da lanchonete Flor de Lis em Patos de Minas, MG
Palavras-chave:
expansão de mercado, crescimento estruturado, planejamento estratégico, marketingResumo
O objetivo deste trabalho foi levantar, através de uma pesquisa qualitativa, quais as estratégias foram utilizadas para a estruturação e consequentemente expansão de mercado e quais as melhores formas e em qual tempo hábil aplicá-las. De conformidade com a metodologia foi levantada através de pesquisa bibliográfica, conceitos científicos sobre o tema e também para elaboração do questionário de pesquisa qualitativa aplicada a gestora de uma empresa terceirizada envolvida. Com base nas respostas foi possível identificar as exigências estabelecidas pelo mercado com relação à possibilidade de que a empresa em estudo possa se expandir a fim de que a gestora possa assumir a responsabilidade de se capacitar e preparar sua equipe de trabalho, e demais providências para que a expansão possa ocorrer de forma tranquila. Fica claro que a expansão de mercado será desenvolvida com organização e planejamento estratégico a longo prazo, com a tomada de decisão e análise de estratégias de marketing para posicionamento da marca e a realização da expansão pretendida*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do XIV Congresso Mineiro de Empreendedorismo, realizado de 5 a 7 de novembro de 2018.