Sistema de análise de sentimento em comentários relacionados a universidades de ensino superior em redes sociais (VENERA)
Palavras-chave:
marketing digital e social, análise de sentimento, análise de indicadoresResumo
Este artigo aborda o estudo e a aplicação de análise de sentimentos em cima de comentários de usuários de redes sociais referentes a instituições de ensino superior a fim de gerar indicadores de satisfação e dados volumétricos visando o apoio e suporte à criação de estratégias de divulgação e marketing. Assim, será apresentado o processo de criação de agentes coletores desses comentários na internet, de módulos de análise de sentimento desses comentários coletados e da interface final do usuário para visualização e manipulação desses dados analisados. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas técnicas de webscraping e webcrawling utilizando a linguagem Python, serviços de análise de sentimentos do Microsoft Azure Cognitive Services com o uso de NodeJS e os frameworks React e VueJS para o desenvolvimento da interface final*.
* Artigo apresentado como avaliação final da disciplina de Estágio Supervisionado II, para obtenção de título de bacharel em Sistemas de Informação, pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.