Sistema de análise de sentimento em comentários relacionados a universidades de ensino superior em redes sociais (VENERA)

Autores

  • Wender Lucas Souza Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • José Corrêa Viana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fernando Corrêa de Mello Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Henaldo Barros Moraes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

marketing digital e social, análise de sentimento, análise de indicadores

Resumo

Este artigo aborda o estudo e a aplicação de análise de sentimentos em cima de comentários de usuários de redes sociais referentes a instituições de ensino superior a fim de gerar indicadores de satisfação e dados volumétricos visando o apoio e suporte à criação de estratégias de divulgação e marketing. Assim, será apresentado o processo de criação de agentes coletores desses comentários na internet, de módulos de análise de sentimento desses comentários coletados e da interface final do usuário para visualização e manipulação desses dados analisados. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas técnicas de webscraping e webcrawling utilizando a linguagem Python, serviços de análise de sentimentos do Microsoft Azure Cognitive Services com o uso de NodeJS e os frameworks React e VueJS para o desenvolvimento da interface final*.

 

* Artigo apresentado como avaliação final da disciplina de Estágio Supervisionado II, para obtenção de título de bacharel em Sistemas de Informação, pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

Biografia do Autor

Wender Lucas Souza, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante de graduação do curso de Sistemas de Informação do UNIPAM

José Corrêa Viana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Fernando Corrêa de Mello Júnior, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Henaldo Barros Moraes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2021-10-20