Mídias sociais como ferramenta estratégica do marketing digital
Palavras-chave:
marketing, marketing digital, mídias sociais, redes sociaisResumo
Com os avanços tecnológicos, o aumento de usuários na internet, as mudanças nos meios e formas de comunicação, os hábitos dos consumidores também têm se modificado. Estamos vivenciando hoje a era digital em que a conectividade está presente na vida das pessoas, alterando o comportamento geral para fazer negócios. Diante disso, este trabalho teve como objetivo geral analisar os fatores que podem tornar o marketing digital, com o uso das mídias digitais, uma ferramenta que auxilia na comunicação e relacionamento com os clientes a fim de apresentar os benefícios e os problemas identificados no desenvolvimento do trabalho. O método utilizado foi o estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada através de pesquisa quantitativa com os clientes e entrevista semiestruturada com a gestora. Com os resultados foi possível identificar, a importância de definir seu público alvo e de estar presente nas mesmas mídias digitais, pois a comunicação e interação são fatores que fidelizam os clientes. Ainda por meio da pesquisa verificou-se que é grande o poder de influência das redes sociais no processo de decisão de compra, impactando nas vendas e faturamento da empresa*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas Tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.