Importância das ações e implantação do endomarketing para as organizações
uma análise dos últimos nove anos de publicação
Palavras-chave:
endomarketing, marketing interno, clima organizacionalResumo
Este estudo teve como objetivo identificar os resultados encontrados com a aplicação do endomarketing e analisar as estratégias usadas pelas empresas para sua aplicação através de uma análise detalhada dos últimos dez anos de publicações de artigos com o tema “Endomarketing” na plataforma de Anpad e Spell. O tipo de pesquisa utilizado foi uma pesquisa de cunho descritivo proporcionando maior familiaridade com o problema para torná-lo explícito através de uma pesquisa bibliográfica e pela análise quantitativa de dados. Os resultados do estudo foi de que o Endomarketing apesar de muito importante é um tema pouco abordado em estudos científicos, quanto sua aplicação nas empresas percebeu-se que as organizações que utilizava não era de forma efetiva, muitas empresas observaram estranheza dos colaboradores na aplicação pelos mesmos não saberem do que realmente se tratava., mas que após mudanças na aplicação a ferramenta se torna indispensável dentro de uma organização, melhorando muito o clima organizacional e a interação entre seus membros*.
* Trabalho apresentado na área temática 1 - Novas tecnologias e ferramentas para gestão empreendedora do Fórum Gerencial, realizado de 17 a 19 de novembro de 2020.