Utilização de chatbot no auxílio ao processo de inclusão digital de PCDs

Autores

  • Wellington Coêlho de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Henaldo Barros Moraes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

acessibilidade, deficiência física, aprendizado de máquina, inteligência artificial, reconhecimento de voz

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um software que, em condições de uso, poderá auxiliar as pessoas com deficiências físicas. Trata-se de um sistema inteligente capaz de acessar por meio de um comando de voz emitido pelo usuário, as várias funcionalidades de um computador. Através de palavras chaves, o software poderá ser usado para as mais diversas finalidades, desde ouvir as notícias do dia a reproduzir um vídeo no YouTube, pesquisar sobre algo ou alguém no Wikipédia, enviar um tweet para um amigo, um e-mail, dentre outras atividades.

Biografia do Autor

Wellington Coêlho de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Estudante de graduação do curso de Sistemas de Informação do UNIPAM

Henaldo Barros Moraes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor de graduação do curso de Sistemas de Informação do UNIPAM

Downloads

Publicado

2021-10-20