A importância do marketing para as empresas no momento do covid-19
um estudo de caso sobre ações de marketing durante a pandemia
Palavras-chave:
marketing, coronavírus, ações de marketing, empresasResumo
Esse estudo teve como objetivo mostrar a importância de as empresas estarem preparadas para momentos de crise como ocorreu na pandemia do Covid-19. Esta que foi responsável por desestruturar vários empreendimentos, onde muitas empresas acabaram fechando por não saberem lidar com esse tipo de situação. Por outro lado, muitas também souberam adaptar e inovar e tiveram excelentes resultados. Mostrar esse tipo de trabalho é muito importante para alertar os gestores sobre futuros imprevistos como o que foi apontado. Isso pode fazer com que ampliem sua visão em relação a esse tipo de acontecimento, deixando sua equipe bem estruturada. Foram apresentados, também, os principais tipos de marketing, como o marketing direto, indireto, marketing digital, social, de relacionamento, o endomarketing, o marketing de nicho e o marketing de conteúdo, explicando a função de cada um e seus objetivos. Além disso, foi realizado um pequeno estudo de caso de empresas que realizaram ações de marketing durante a pandemia e saíram na frente da concorrência, como o caso do McDonald's, Uber, Mercado Livre, Volkswagen, entre outras, algumas até com resultados ainda maiores do que tinham antes. A metodologia foi realizada através de pesquisa bibliográfica, utilizando livros e várias fontes de pesquisas que proporcionaram a realização do trabalho. Por fim, pode-se concluir que o presente estudo foi fundamental para a formação, de modo que proporcionou a utilização de matérias estudadas durante o curso, mostrando a eficiência de aplicá-las. Pode-se observar, também, como é importante que um gestor tenha conhecimento do assunto pois, definitivamente, faz total diferença para a empresa. Um bom gestor prepara sua equipe para qualquer tipo de desafio que tiverem que enfrentar.