A importância do marketing para as empresas no momento do covid-19

um estudo de caso sobre ações de marketing durante a pandemia

Autores

  • Igor Bernardes de Amorim Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luis Henrique Bei Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

marketing, coronavírus, ações de marketing, empresas

Resumo

Esse estudo teve como objetivo mostrar a importância de as empresas estarem preparadas para momentos de crise como ocorreu na pandemia do Covid-19. Esta que foi responsável por desestruturar vários empreendimentos, onde muitas empresas acabaram fechando por não saberem lidar com esse tipo de situação. Por outro lado, muitas também souberam adaptar e inovar e tiveram excelentes resultados. Mostrar esse tipo de trabalho é muito importante para alertar os gestores sobre futuros imprevistos como o que foi apontado. Isso pode fazer com que ampliem sua visão em relação a esse tipo de acontecimento, deixando sua equipe bem estruturada. Foram apresentados, também, os principais tipos de marketing, como o marketing direto, indireto, marketing digital, social, de relacionamento, o endomarketing, o marketing de nicho e o marketing de conteúdo, explicando a função de cada um e seus objetivos. Além disso, foi realizado um pequeno estudo de caso de empresas que realizaram ações de marketing durante a pandemia e saíram na frente da concorrência, como o caso do McDonald's, Uber, Mercado Livre, Volkswagen, entre outras, algumas até com resultados ainda maiores do que tinham antes. A metodologia foi realizada através de pesquisa bibliográfica, utilizando livros e várias fontes de pesquisas que proporcionaram a realização do trabalho. Por fim, pode-se concluir que o presente estudo foi fundamental para a formação, de modo que proporcionou a utilização de matérias estudadas durante o curso, mostrando a eficiência de aplicá-las. Pode-se observar, também, como é importante que um gestor tenha conhecimento do assunto pois, definitivamente, faz total diferença para a empresa. Um bom gestor prepara sua equipe para qualquer tipo de desafio que tiverem que enfrentar.

Biografia do Autor

Igor Bernardes de Amorim, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Administração do UNIPAM

Luis Henrique Bei, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor Orientador (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2021-10-20