Satisfação dos clientes como indicador de desempenho da organização

Autores

  • Mirely da Cruz Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

satisfação dos clientes, marketing de relacionamento, indicador de desempenho

Resumo

A qualidade é um dos principais diferenciais para a sobrevivência de qualquer organização. Além disso, a mesma tem grande importância para definir o nível do atendimento e satisfação do cliente. Para este estudo foi utilizada a pesquisa quantitativa-descritiva e contou com uma amostra de 24 consumidores. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, aplicada na plataforma Google Formulários, o qual também forneceu os gráficos para resolução. Ao final, concluiu-se como principais fatores que influenciam os clientes na escolha da loja de departamentos, foram apontados: o bom atendimento, como também, segurança e confiabilidade, melhor qualidade dos produtos e preço. O cliente da loja valoriza a tradição da empresa, aliado à oferta de produtos com qualidade. A pesquisa mostrou ainda, que a satisfação dos clientes se deve ao preço compatível com o exercido pelos concorrentes locais, atendimento e qualidade dos produtos*.

 

* Trabalho de conclusão de curso em Administração/2020, apresentado na área temática comunicação oral.

Biografia do Autor

Mirely da Cruz Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 8° período do curso de Administração do UNIPAM

Ana Paula Lara de Vasconcelos Ramos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador (UNIPAM)

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Publicado

2021-10-20