Sobre a Revista

A revista Percepções foi criada em 2024 e tem como missão a veiculação de conteúdos acadêmico-científicos que apresentem resultados provenientes de investigações e observações teóricas e/ou empíricas nas áreas das Ciências Sociais, com a finalidade de contribuir para o aprimoramento do conhecimento crítico relacionado à sociedade contemporânea.

A revista Percepções contribui para a manutenção do diálogo necessário entre instituições de ensino superior e/ou centros de pesquisas nacionais e internacionais. É sabido que a área de Ciências Sociais se dedica aos estudos, às pesquisas, ao desenvolvimento e à organização das estruturas e às necessidades sociais atuais. Nesse sentido, a revista Percepções publica artigos, resenhas e ensaios inéditos, com uma abordagem aberta e interdisciplinar; para esse fim, promove a reflexão epistemológica e o conhecimento crítico, de modo, a colaborar para o progresso acadêmico-científico, para compreensão da sociedade e dos indivíduos.

Assim sendo, as “percepções” sobre a sociedade permitem interpretar e compreender o mundo atual e suas peculiaridades, principalmente nos aspectos sociais e humanos. É necessário identificar, neste mundo idiossincrático, nuances e especificidades que envolvam a sociedade, para, noutro momento, investigar e propor alternativas necessárias e viáveis. Deve-se “perceber” o ambiente para mapeá-lo, seja na esfera social, seja na esfera individual; nas inter-relações entre indivíduos e na interdependência entre indivíduos e sociedade. A revista Percepções é um veículo de divulgação da análise dessa rede de percepções que envolve o espaço e os sujeitos que transitam e interferem na sociedade.

Parceria interinstitucional

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estabeleceu uma parceria com a Corporación Tecnológica Industrial Colombiana (TEINCO). Um dos objetivos dessa parceria, entre Instituições de Ensino Superior Brasil/Colômbia, é promover a produção e a circulação de conhecimento na área de Ciências Sociais, considerando ações editoriais em regime de mútua colaboração, sem transferência de recursos financeiros entre as instituições envolvidas. É fato que muitos países apresentam as mesmas demandas sociais, as quais requerem soluções sistematizadas e fundamentadas cientificamente. A revista Percepções busca dinamizar, em âmbito nacional e internacional, a circulação do conhecimento. Nesse viés, a revista Percepções é um instrumento para tornar público o debate acadêmico-científico em prol de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões de artigos, resenhas e ensaios deverão ser obrigatoriamente inéditas. Os trabalhos serão submetidos a, pelo menos, dois avaliadores em sistema double blind review (dupla avaliação cega). Desse modo, durante o processo de submissão será mantido o sigilo da autoria aos avaliadores e os avaliadores aos autores. Os resultados das avaliações podem ser: a) aprovação para publicação; b) aprovação para publicação mediante alterações; c) reprovação da publicação.

Periodicidade

A revista Percepções é uma publicação anual, com datas de chamadas para submissões divulgadas na página da revista.

Política de Acesso Livre

A revista Percepções disponibiliza acesso livre e imediato ao seu conteúdo de forma gratuita. Para tanto, os usuários estão autorizados a ler, a baixar, a copiar, a distribuir e a imprimir os textos completos, sem que haja uma permissão prévia tanto do editor quanto do autor, desde que explicitem a fonte completa.

Política de Ética em Publcação e Plágio

A revista Percepções adverte os autores sobre o direito de utilizar sistemas para identificar a prática de plágio durante as submissões. Os editores utilizam verificadores necessários para identificar e prevenir más condutas de pesquisa, violações éticas, nomeadamente, qualquer forma de plágio, adulteração ou a não informação de citações necessárias; a produção ou a divulgação de dados incorretos, tabelas, quadros falsamente construídos; a falta de autorizações conexas e necessárias; também, serão vedadas discriminações, pré-conceitos e preconceitos, desde que façam parte integrante do tema abordado, entre outros. Os editores manterão sigilo em relação à identificação dos autores no processo de submissão e avalição dos textos. Os pareceristas, também, manterão sigilo acerca do material sob sua avalição. Os autores deverão submeter artigos originais, zelando por um comportamento ético na utilização de dados, na descrição da metodologia e na discussão dos resultados. Os autores não podem submeter o mesmo texto a outros periódicos concomitantemente. As fontes de financiamento da pesquisa relatada no artigo submetido devem ser especificadas em seus metadados.