Plano de aula

ferramenta pedagógica da prática docente

Autores

  • Manoel Cipriano Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

instrumentos didático-pedagógicos, plano de aula, programa disciplinar, projeto pedagógico, política pedagógica

Resumo

Este estudo propõe fazer uma reflexão sobre o plano de aula como instrumento didático-pedagógico necessário à execução da atividade docente no cotidiano escolar. Inicia-se com a conceituação do plano de aula e com a caracterização dos seus elementos constitutivos. Em seguida, insere o plano de aula no universo dos instrumentos didático-pedagógicos: unidade de ensino, programa e ementa disciplinar, plano de ensino, projeto pedagógico institucional e a política pedagógica. O trabalho tem por objetivo compreender o plano de aula numa análise do particular para o geral. Toma o ato singular da atividade docente como elemento básico do planejamento didático-pedagógico. De igual modo, pretende ser uma contribuição para o debate sobre a importância da organização da atividade do profissional da educação, como forma de combinar qualidade e tempo despendido na ação cotidiana de construção do saber a ser produzido, construído e consolidado no âmbito do espaço escolar.

Biografia do Autor

Manoel Cipriano Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação, graduado e especialista em Direito e graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Professor Universitário

Downloads

Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Artigos