O engajamento como fator influenciador do processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para a aviação

Autores

  • Lucas Marinho de Souza Academia da Força Aérea (AFA)
  • Daniel Mateus O'Connell Academia da Força Aérea (AFA)
  • Elaine Risques Faria Academia da Força Aérea (AFA)

Palavras-chave:

língua inglesa, aviação, engajamento, estratégias

Resumo

A importância da língua inglesa no mundo global tem se tornado cada vez mais evidente, por ser a língua considerada padrão para comunicações ou negociações internacionais. Para a aviação não é diferente, já que é o idioma oficial de acordo com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). Assim, o presente trabalho teve como objetivo discutir a importância do engajamento e responsabilidade do aprendiz no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Para tal, fez-se um levantamento bibliográfico acerca do engajamento envolvido na aprendizagem geral, assim como da língua inglesa. Além disso, um estudo bibliográfico sobre técnicas que podem auxiliar nesse processo também foi levantado. Ao final, foi possível perceber a importância da língua inglesa na aviação, pois abre diversas oportunidades profissionais, além de reduzir a ocorrência de acidentes/incidentes relacionados a problemas de comunicação. Compreendeu-se também o conceito de engajamento e foram observadas algumas estratégias de estudo para os aprendizes.

Biografia do Autor

Lucas Marinho de Souza, Academia da Força Aérea (AFA)

Aspirante do curso de Formação de Oficiais Intendentes (AFA - Pirassununga/SP)

Daniel Mateus O'Connell, Academia da Força Aérea (AFA)

Doutor em Educação Escolar (AFA - Pirassununga/SP)

Elaine Risques Faria, Academia da Força Aérea (AFA)

Professora orientadora (AFA - Pirassununga/SP)

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Artigos