“A imagem da saudade retratada”

as epístolas de Cláudio Manuel da Costa

Autores

  • Luís André Nepomuceno Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Neoclassicismo, epistolografia poética, saudade, Cláudio Manuel da Costa

Resumo

Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) colocou em sua obra poética uma reflexão consciente sobre as diferenças culturais e políticas entre o reino português e a realidade da colônia, especificamente nas Minas de meados do séc. XVIII. Tendo vivido uma temporada de cinco anos em Portugal, o poeta conviveu com o espírito reformista de D. José I, e elaborou ele mesmo uma concepção de arte voltada aos bens da civilização e da vida política. De volta a Minas em 1754, terá sentido as contradições de uma sociedade do Antigo Regime, em espaço inculto e pouco civilizado. Dentre as suas Obras, publicadas em 1768, as 6 epístolas talvez sejam o momento mais autobiográfico do livro, em que o poeta revela tais contradições por meio do típico motivo da saudade portuguesa, e tomando a obra epistolográfica de Ovídio (as elegias Tristes e as Cartas Pônticas) como modelos. Este artigo propõe uma breve análise histórica das epístolas de Cláudio, considerando o modelo ovidiano, ao mesmo tempo em que tenta decifrar os motivos políticos e culturais que se escondem por trás de seus versos.

Biografia do Autor

Luís André Nepomuceno, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

UNIPAM. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos