Educação e imprensa em palcos republicanos

análise de jornais de Patos de Minas/MG (1889–1930)

Autores

  • Márcia Helena Rodrigues de Matos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Humberto Aparecido de Oliveira Guido Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

república, educação, imprensa, civismo, instrução pública

Resumo

Este artigo é o resultado da pesquisa com periódicos que circularam na cidade mineira de Patos de Minas no período de 1889 a 1930. A imprensa local se constitui na fonte da pesquisa; tal pesquisa teve o objetivo de examinar a intensidade dos discursos locais em prol da educação escolar. Sumariamente, aqui, o eixo norteador do manuseio dessas fontes esteve direcionado para a identificação das representações sociais atribuídas à educação escolar, bem como a fundamentação do discurso pedagógico veiculado nos jornais de época. Assim, o andamento da pesquisa permitiu a avaliação das idéias propagadas pela imprensa, procurando aferir a ocorrência do vínculo com o ideário liberal pretendido pela proclamação da República, a saber, o ideário da ordem e do progresso. O resultado final das atividades com as fontes oferece a seguinte compreensão do processo de mudança social no município de Patos de Minas: os artigos selecionados refletiam em seu interior, com raciocínios desarticulados, a concepção de educação suscitada pela introdução do sistema republicano federativo — mais do que a defesa da escolarização para todas as camadas sociais, os articulistas davam assentimento ao novo regime e propagavam a percepção local da ordem nacional. Por fim, o trabalho permite afirmar que a imprensa local não desempenhou as funções de vanguarda e de proponente da escolarização como mobilização para o progresso; esta, contrariamente, limitou-se a aderir ao novo regime, recém implantado e fez veicular a sua ideologia.

Biografia do Autor

Márcia Helena Rodrigues de Matos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia

Humberto Aparecido de Oliveira Guido, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2018-12-06

Edição

Seção

Artigos