Educação e imprensa em palcos republicanos
análise de jornais de Patos de Minas/MG (1889–1930)
Palavras-chave:
república, educação, imprensa, civismo, instrução públicaResumo
Este artigo é o resultado da pesquisa com periódicos que circularam na cidade mineira de Patos de Minas no período de 1889 a 1930. A imprensa local se constitui na fonte da pesquisa; tal pesquisa teve o objetivo de examinar a intensidade dos discursos locais em prol da educação escolar. Sumariamente, aqui, o eixo norteador do manuseio dessas fontes esteve direcionado para a identificação das representações sociais atribuídas à educação escolar, bem como a fundamentação do discurso pedagógico veiculado nos jornais de época. Assim, o andamento da pesquisa permitiu a avaliação das idéias propagadas pela imprensa, procurando aferir a ocorrência do vínculo com o ideário liberal pretendido pela proclamação da República, a saber, o ideário da ordem e do progresso. O resultado final das atividades com as fontes oferece a seguinte compreensão do processo de mudança social no município de Patos de Minas: os artigos selecionados refletiam em seu interior, com raciocínios desarticulados, a concepção de educação suscitada pela introdução do sistema republicano federativo — mais do que a defesa da escolarização para todas as camadas sociais, os articulistas davam assentimento ao novo regime e propagavam a percepção local da ordem nacional. Por fim, o trabalho permite afirmar que a imprensa local não desempenhou as funções de vanguarda e de proponente da escolarização como mobilização para o progresso; esta, contrariamente, limitou-se a aderir ao novo regime, recém implantado e fez veicular a sua ideologia.