A relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Vygotsky

notas introdutórias

Autores

  • Henrique Carivaldo de Miranda Neto Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Palavras-chave:

Vygotsky, teoria histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento, didática

Resumo

Estas reflexões buscam explicitar a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, a partir da abordagem histórico-cultural, baseada nas proposições de Vygotsky, que postula que o entendimento dessa relação faz-se essencial para entender como os sujeitos desenvolvem-se, ou seja, como formam suas funções psicológicas superiores por meio da apropriação da cultura humana. Em um primeiro momento, são apresentados, de forma sintética, os principais conceitos delineados por Vygotsky (1989, 1999, 2010), em seus estudos. Na sequência, abordam-se as críticas feitas por Vygotsky (2010) às três concepções psicológicas sobre aprendizagem e desenvolvimento, correntes à sua época. Em seguida, procura-se demonstrar como a teoria de Vygotsky (1989), balizada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético, compreende a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Por fim, são expostas algumas implicações didáticas da concepção vygotskiana de aprendizagem e de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Henrique Carivaldo de Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutorando e mestre em Educação. Docente e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutor em Ciências Pedagógicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE)

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos