A relação entre aprendizagem e desenvolvimento segundo Vygotsky
notas introdutórias
Palavras-chave:
Vygotsky, teoria histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento, didáticaResumo
Estas reflexões buscam explicitar a relação entre aprendizagem e desenvolvimento, a partir da abordagem histórico-cultural, baseada nas proposições de Vygotsky, que postula que o entendimento dessa relação faz-se essencial para entender como os sujeitos desenvolvem-se, ou seja, como formam suas funções psicológicas superiores por meio da apropriação da cultura humana. Em um primeiro momento, são apresentados, de forma sintética, os principais conceitos delineados por Vygotsky (1989, 1999, 2010), em seus estudos. Na sequência, abordam-se as críticas feitas por Vygotsky (2010) às três concepções psicológicas sobre aprendizagem e desenvolvimento, correntes à sua época. Em seguida, procura-se demonstrar como a teoria de Vygotsky (1989), balizada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético, compreende a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Por fim, são expostas algumas implicações didáticas da concepção vygotskiana de aprendizagem e de desenvolvimento.