Marcas avaliativas no discurso de fonoaudiólogos sobre a interação com mães na clínica fonoaudiológica
Palavras-chave:
linguística sistêmico-funcional, avaliatividade, afeto, fonoaudiologia, interação socialResumo
Este trabalho é uma reflexão sobre como a língua se presta a descrever a prática clínica da interação dos fonoaudiólogos com mães sob a perspectiva sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), por intermédio das representações ideacionais e do Sistema de Avaliatividade, Subsistema Atitude (MARTIN; WHITE, 2005), a partir do discurso dos profissionais. Os fragmentos são parte de uma pesquisa aprovada por Comitê de Ética e Pesquisa. A análise apontou avaliações, como construções simbólicas, sobre a instância clínico-terapêutica, que revelaram sentimentos negativos acerca do tempo dedicado às mães e do sistema institucional, e positivos sobre a postura e a ética profissional. As posições e opiniões materializaram o efeito de obter solidariedade do ouvinte em relação aos discursos. Como efeito reprodutivo da estrutura social, os sentimentos emotivos emergentes foram a reação dos falantes a comportamentos de pessoas e simbolizaram regras por eles adotadas, que remeteram a sua representação de mundo.