Samba-canção, de Ana Cristina Cruz Cesar (1952-1983), à luz da paratopia de identidade

Autores

  • José Ignacio Ribeiro Marinho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Erika Costa Clemente de Mattos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Clara Pires Machado Macedo Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

literatura brasileira, Ana Cristina Cruz Cesar, entre-lugar, paratopia

Resumo

Valendo-nos da AD (Análise do Discurso) de vertente francesa, tendo os estudos de Dominique Maingueneau (2010 e 2012) como suporte, no presente artigo trazemos à luz um dos conceitos que figuram no quadro teórico-metodológico da AD, de Dominique Maingueneau, a paratopia (entre-lugar) de identidade, no poema Samba-canção, da escritora brasileira Ana Cristina Cruz Cesar (1952-1983), publicado, no início da década de oitenta, em A teus pés. O presente estudo é dividido em três seções, que objetivam, sequencialmente, apresentar sinteticamente a vida e a obra da poeta Ana Cristina Cesar; conceptualizar e constatar a noção de paratopia, assim como rastrear ocorrências paratópicas em Samba-canção. Observamos, no decorrer da presente pesquisa, a partir de um rol de reflexões, que no poema, textualmente, opera a paratopia de identidade.

Biografia do Autor

José Ignacio Ribeiro Marinho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Erika Costa Clemente de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal Fluminense

Maria Clara Pires Machado Macedo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos