Samba-canção, de Ana Cristina Cruz Cesar (1952-1983), à luz da paratopia de identidade
Palavras-chave:
literatura brasileira, Ana Cristina Cruz Cesar, entre-lugar, paratopiaResumo
Valendo-nos da AD (Análise do Discurso) de vertente francesa, tendo os estudos de Dominique Maingueneau (2010 e 2012) como suporte, no presente artigo trazemos à luz um dos conceitos que figuram no quadro teórico-metodológico da AD, de Dominique Maingueneau, a paratopia (entre-lugar) de identidade, no poema Samba-canção, da escritora brasileira Ana Cristina Cruz Cesar (1952-1983), publicado, no início da década de oitenta, em A teus pés. O presente estudo é dividido em três seções, que objetivam, sequencialmente, apresentar sinteticamente a vida e a obra da poeta Ana Cristina Cesar; conceptualizar e constatar a noção de paratopia, assim como rastrear ocorrências paratópicas em Samba-canção. Observamos, no decorrer da presente pesquisa, a partir de um rol de reflexões, que no poema, textualmente, opera a paratopia de identidade.