Brincadeiras, brinquedos e jogos como recursos lúdicos na etapa da Educação Infantil

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Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar os principais recursos lúdicos — brincadeiras, brinquedos e jogos — utilizados na Educação Infantil. A primeira seção aborda a relação entre a ludopedagogia e a Educação Infantil, bem como a definição do conceito de lúdico. A segunda seção dedica-se à caracterização dos recursos lúdicos e à análise de sua importância no contexto educativo, destacando sua contribuição para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Rafael Curty Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Letras (UFF). Especialista em Literatura Africana, Indígena e Latina (UniBF). 

José Ignacio Ribeiro Marinho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Letras (UFJF) e Doutorando em Estudos de Literatura (UFF) 

Thamiris Curty Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Graduada em Geografia (UNOPAR) e em Pedagogia (Uniasselvi). Discente de Ciências Biológicas (UENF). 

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Publicado

2025-07-11

Edição

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Artigos