Intervenção psicoeducativa junto aos acompanhantes da clínica médica de um hospital geral

Autores

  • Luísa Lopes Pacheco Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Carolina Silva Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gustavo César Fernandes Santana Hospital Medcal Center
  • Amanda Guimarães Santos Hospital Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas
  • Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

psicologia da saúde, discussão em grupo, grupos de apoio, comportamento coletivo, serviços de saúde

Resumo

Com a consolidação do Hospital Santa Casa de Misericórdia (HSCM), com um 1 ano de fundação, seu serviço de Psicologia (SPHSCM) apresenta um número insuficiente de pessoal frente à demanda de diferentes setores. Este trabalho trata de um relato de experiência que decorreu da aplicação de um protocolo de intervenção psicoeducativa a um grupo de acompanhantes de pacientes internados na clínica médica do HSCM, no município de Patos de Minas, MG. Foram realizados cinco encontros semanais, com duração de 1 h aproximadamente, com os acompanhantes dos pacientes dos leitos pares e com os acompanhantes dos leitos ímpares. Participaram de cada encontro entre 15 e 20 acompanhantes, com idade variando entre 18 e mais de 60 anos. A proposta psicoeducativa foi abordada de forma ampla, atendendo as demandas que surgiam ao longo dos grupos. As temáticas incluíram o papel do acompanhante e as funções desempenhadas por ele, formas saudáveis de estabelecer limites entre o cuidado com o outro e consigo mesmo, maneiras de responsabilizar os outros envolvidos no cuidado do paciente, além de habilidades para vida e comunicação assertiva. Os participantes eram ou familiares ou profissionais contratados para atuarem como cuidadores. As mulheres que exercem o cuidado são a maioria. O grupo atuou como possibilidade de universalizar sentimentos e instilar esperança. Os desafios encontrados foram o espaço físico, a adesão e a falta de técnicas grupais no contexto hospitalar. Concluiu-se que a intervenção em grupo apresenta benefícios aos acompanhantes, uma vez que proporciona um espaço seguro de escuta e cuidado. Não há um consenso de recursos a serem empregados para esse público, exigindo-se o uso de diversas técnicas grupais e ferramentas de psicoeducação e escuta, abrindo possibilidades para pesquisas e desenvolvimento da área.

Biografia do Autor

Luísa Lopes Pacheco, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Ana Carolina Silva Soares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Gustavo César Fernandes Santana, Hospital Medcal Center

Psicólogo (Hospital Medcal Center - Uberlândia)

Amanda Guimarães Santos, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas

Psicóloga (Hospital Santa Casa de Misericórdia - Patos de Minas)

Thiago Henrique Ferreira Vasconcellos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2023-11-14