Revistas Congressos UNIPAM


Anais do Congresso Médico - COMED

Apresentação

O Anais do Congresso Médico - COMED do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) é uma publicação do COMED, atividade de extensão nos moldes de um congresso científico, destinado aos acadêmicos do Curso de Medicina, do UNIPAM, com vista a construir espaços para ampliação do conhecimento científico, indispensável para a formação acadêmica do futuro médico.

É um evento de ocorrência anual organizado por uma comissão científica composta por docentes e por acadêmicos do Diretório Acadêmico Doutor Fued Elias Ésper. Este evento apresenta cinco dias de amplos estudos, de incentivo à pesquisa e de integração.

A apresentação de trabalhos científicos é uma oportunidade de mostrar o conhecimento produzido no ambiente universitário e de ser academicamente reconhecido. Ademais, pretende-se alcançar o desenvolvimento integral dos alunos de maneira responsável, crítica, e prazerosa, cultivando todas as suas potencialidades e dimensões.

Podem participar do processo de submissão de trabalhos inéditos quaisquer acadêmicos do Curso de Medicina – UNIPAM, além de estudantes de Medicina de faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação, sob orientação de um pesquisador, médico e/ou professor universitário.

 

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais do INESC - Mostra Científica do Curso de Medicina (ISSN 2594-9535)

Apresentação


Os Anais do INESC - I MOSTRA CIENTÍFICA do Curso de MEDICINA – UNIPAM, resultantes da compilação dos trabalhos aprovados pelo Comissão Científica da I Mostra Científica realizada anualmente, é uma publicação oficial do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM.

A Mostra Científica  tem como objetivo principal propiciar um espaço interdisciplinar para divulgação e aprimoramento dos trabalhos de pesquisa, com destaque aos trabalhos de construção de Projeto de Saúde no Território (PST), concluídos ou em andamento, desenvolvidos por discentes e docentes e preceptores do componente curricular Integração Ensino Serviço e Comunidade (INESC) do Curso de Medicina.

A principal função dos Anais do INESC - I MOSTRA CIENTÍFICA do Curso de MEDICINA – UNIPAM, é adicionar cientificidade ao debate acadêmico, com a contribuição dos Projeto Saúde no Território (PST), vinculados ao curso de Medicina, apresentados os resumos expandidos na forma de pôster no evento.

 

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Animal Em Foco

Apresentação

A Revista Animal Em Foco é uma publicação semestral do UNIPAM e visa publicar artigos originais de contribuição científica, revisões bibliográficas e notas científicas nas áreas de animais de produção, silvestres e animais de companhia.

A Revista Animal Em Foco foi criada em outubro de 2017, objetivando publicar trabalhos que tragam crescimento científico para as áreas citadas nas seguintes seções:

  1. Agronegócio;
  2. Animais Silvestres;
  3. Aquicultura
  4. Biometeorologia e Bem-Estar Animal;
  5. Clínica e Cirurgia de Grandes Animais;
  6. Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais;
  7. Forragicultura;
  8. Genética;
  9. Melhoramento Animal;
  10. Morfofisiologia;
  11. Não-Ruminantes;
  12. Patologia Animal;
  13. Reprodução;
  14. Ruminantes;
  15. Sistemas de Produção Animal;
  16. Inspeção de Produtos de Origem Animal (IPOA) e Saúde Pública.

 

Informações

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Congresso Mineiro de Formação de Professores para Educação Básica - CMEB (ISSN 2527-1938)

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura - CENAR

Apresentação

O CENAR é uma realização do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, por meio de esforços das coordenações dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Arquitetura.

Mantendo seu objetivo de promover a interação entre a comunidade científica e os estudantes, o CENAR é congresso para troca de informações e ideias, contando com apresentações de minicursos, palestras em sessões plenárias e apresentação de artigos em sessões orais e pôster.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias - COMEIA

APRESENTAÇÃO

A falta de emprego e a dificuldade de acesso à alimentação são moléstias que assolam parte dos países, principalmente aqueles em desenvolvimento ou que possuem certa instabilidade em sua economia. Tal problema é incrementado pelo uso de baixo nível tecnológico e sua ineficiência, bem como pela dependência de tecnologias muitas vezes ultrapassadas.

O PIB do agronegócio brasileiro apresentou crescimento de 4,88% (R$ 1.477,28 bilhões) no período de janeiro a dezembro de 2016, enquanto que a somatória de toda a riqueza nacional neste mesmo período demonstrou-se desfavorável com o recuo de 3,6%, indicando que por maior que seja a crise no país, o segmento agropecuário continua a obter resultados extremamente satisfatórios ainda que tenha que conviver com intempéries que o homem não consiga controlar. No ano de 2016 o agronegócio aumentou sua participação no PIB nacional, com alteração percentual de 21,5 para 23%.

O produtor rural, muitas vezes caracterizado como "xucro", bruto e sistemático, como aquele que trabalha duro, por longas horas, no sol ou na chuva, deve, em sua tomada de decisão observar aspectos que o mercado, com sua competitividade e que o governo, com sua política agrícola passam a exigir. Assim, o desenvolvimento de habilidades especiais, a atenção a operacionalidade das atividades a serem desenvolvidas, a estratégia de manejo, a gestão sustentável dos insumos bem como as decisões estratégicas, tornam o produtor rural um Agroempreendedor.

No segmento agropecuário os empreendedores podem encontrar diversas oportunidades. As mudanças nos hábitos de consumo de alimentos e as mudanças de comportamento das pessoas podem permitir a criação e o desenvolvimento de ideias criativas, não só no manejo da produção, mas como na diversificação da produção, no processamento, seja na indústria ou na fazenda, na conservação e no modo de comercialização.

Consciente da necessidade deste aprimoramento das técnicas empregadas na agropecuária, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, realiza desde 2008 o Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias, que neste ano, em sua 10ª edição, será realizado no período de 06 a 11 de novembro e abordará o tema "Empreendedorismo e às ciências agrárias" com a apresentação de palestras técnicas ministradas por profissionais renomados em sua área de atuação de diferentes instituições de pesquisa e ensino, públicas e privadas das diferentes regiões do Brasil

Venha fazer parte deste evento conosco

Adaptado de Agência Brasil. 02/12/2016

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista do COMINE

Apresentação


A Revista do Comine surgiu em 2016 a partir de uma iniciativa da comissão organizadora do Congresso Mineiro de Empreendedorismo do UNIPAM, bem como dos coordenadores dos cursos envolvidos, com o intuito de dar maior visibilidade aos resultados das pesquisas apresentadas no congresso, que vinha sendo realizado pela instituição desde 2004. Assim sendo, a partir de 2016, a revista vem selecionando os melhores trabalhos apresentados no congresso, no sentido de publicá-los em versão on-line e disponibilizá-los a um público mais amplo. A Revista do Comine, portanto, não publica outros artigos que não sejam decorrentes de trabalhos apresentados no congresso. As edições são anuais, e seu escopo é publicar textos nas seguintes áreas temáticas:

I – Administração e Gestão Empresarial: gestão empreendedora; estudos de caso; gestão administrativa; e temas correlatos
II – Agronegócio: gestão do agronegócio; gestão ambiental; gestão da qualidade; administração rural; e temas correlatos
III – Ciências Contábeis: Auditoria e perícia contábil; contabilidade gerencial e de custos; educação e pesquisa em contabilidade; ética e responsabilidade social; e temas correlatos
IV – Sistemas de informação: engenharia e desenvolvimento de software; hardware e redes de computadores; computação visual e científica; e temas correlatos
V – Comunicação Social (com ênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda): comunicação, sociedade, linguística, educação e cultura; comunicação, tecnologias, marketing, ambiente digital e mídias; comunicação, filosofia, política, ética, perfil, profissional; e temas correlatos

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

1 a 7 de 7 itens