Germinação e desenvolvimento inicial de sorgo submetido ao estresse salino

Autores

  • Leticia Pereira Martins Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rodrigo Mendes de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

plântulas, salinidade, Sorghum bicolor, tolerância

Resumo

Entre os desafios para os produtores de sorgo está o estresse salino, fator que pode limitar o crescimento e desenvolvimento de plantas, dificultando os processos de divisão e alongamento celular. Diante disso, objetivou-se com este estudo avaliar a tolerância à salinidade do sorgo a partir da porcentagem de germinação e do crescimento inicial de plântulas submetidas a quatro níveis de salinidade. O experimento foi conduzido no Laboratório e Núcleo de Pesquisa e Análise de Sementes, em agosto de 2019. Os tratamentos foram diferenciados pela testemunha (0 mmol) e quatro níveis de salinidade (40; 80; 160 e 240 mmol de NaCl), sendo distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, cada tratamento teve quatro repetições. Foram avaliados porcentagem de germinação, índice de velocidade de emergência, comprimento da parte aérea e volume de raiz. Os resultados foram submetidos à análise de variância a 5% de significância, e as médias foram ajustadas a modelos de regressão obtendo a equação matemática que melhor se ajustou aos dados obtidos no experimento. Em todas as concentrações utilizadas, a germinação ficou acima de 85%. Verificou-se que as concentrações acima de 80 mmol prejudicaram de forma significativa os demais parâmetros avaliados, sendo evidenciado principalmente no comprimento de parte aérea e no volume de raiz. Concluiu-se que os níveis de salinidade não interferiram no processo de germinação das sementes de sorgo. Quanto ao desenvolvimento de plântulas, aplicações superiores a 40 mmol são nocivas ao desenvolvimento da cultura.

Biografia do Autor

Leticia Pereira Martins, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Agronomia

Rodrigo Mendes de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos