Cadeia logística – coleta a granel de leite

Autores

  • Vanessa Júnia Machado Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bruno Bernardes de Andrade

Palavras-chave:

cadeia logística, planejamento, mercado

Resumo

A distribuição física de um produto não representa apenas um custo para as empresas, trata-se de uma potente ferramenta de marketing competitivo. Com uma distribuição mais eficiente, as empresas podem atrair novos consumidores oferecendo melhores serviços, entregas mais rápidas ou preços menores por meio de melhorias em armazenamento e distribuição de seus produtos. Muitas empresas declaram que seu objetivo principal de distribuição física é entregar os produtos certos, nos lugares certos e pelo menor custo, porém isso oferece pouca orientação real, pois nenhum sistema de distribuição física pode, simultaneamente, maximizar os serviços aos consumidores e minimizar os custos de distribuição. Com a alteração da forma de armazenamento e coleta de leite pela Instrução Normativa número 51, do Ministério da Agricultura e Abastecimento, o produtor e as agroindústrias do setor se viram obrigados a se adequar a esta nova regra logística, que foi o resfriamento do leite na propriedade rural e sua coleta a granel. O gerenciamento eficiente da logística no setor leiteiro pode proporcionar ganhos significativos aos produtores e laticínios, à medida que são racionalizados os custos de armazenamento e da coleta e a frota utilizada.

Biografia do Autor

Vanessa Júnia Machado, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Agronomia pelo UNIPAM

Bruno Bernardes de Andrade

Engenheiro Agrônomo

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Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

Artigos