O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Seguir o  Manual do Autor.

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

1. Os artigos enviados à Crátilo serão submetidos aos avaliadores do Conselho Editorial, ou eventualmente a conselheiros ad hoc, que irão selecionar os textos a serem publicados. Os artigos devem ser redigidos por graduandos, recém-graduados ou alunos de cursos de especialização em Letras e cursos afins.

2. Os trabalhos devem ser originais e inéditos e não devem exceder 20 laudas, digitadas em espaço 1,5, no programa Word for Windows. 

3. Os artigos devem ter um resumo em português, acompanhado de outro em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), com 50 a 200 palavras. Os resumos devem ser inseridos depois do título do artigo e do nome do autor. Junto de seu nome, o autor deverá incluir, em nota de rodapé, com asterisco (*) o nome da instituição onde estuda (ou estudou), junto de seu e-mail, e/ou do nome do seu professor orientador, se for o caso.

4. Os artigos devem ter o máximo de 4 autores, já incluído o orientador, quando for o caso.

5. Os artigos enviados devem seguir os critérios estabelecidos pela ABNT. Para facilitação no preparo de originais, seguem normas para as quais chamamos atenção:

5.1. Citações bibliográficas curtas (até 3 linhas) deverão estar inseridas no texto. Citações longas (mais de 3 linhas) deverão constituir parágrafo independente, digitadas em espaço um, ou letras menores, recuadas da margem esquerda.

5.2. As citações deverão ser seguidas do sobrenome do autor e ano da publicação (e página, se for o caso), entre parênteses: Ex: (NOVAIS, 1998, p. 175).

5.3. As notas de rodapé estarão restritas a observações pessoais, no sentido de prestar esclarecimentos sobre informações que não estejam no corpo do texto, e deverão ser numeradas sequencialmente.

5.4. As referências deverão aparecer no final do texto, em ordem alfabética de sobrenome do autor, da seguinte forma:

a) para livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título (em itálico). Edição. Local: editora, data.

b) para artigos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. "Título do artigo", Título do periódico (em itálico). Local, volume, número, página inicial e página final do artigo, mês e ano.

c) para artigos de congresso: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. "Título do artigo", in: NOME DO CONGRESSO, número do congresso, ano, local. Título da publicação (em itálico). Local, editora, data, página inicial e página final do artigo.

6. A Crátilo reserva-se o direito de alterar os originais, no sentido de adequá-los às normas adotadas por esse padrão editorial.

7. A Crátilo não inviabiliza a submissão de mais de um trabalho do mesmo autor por edição. Entretanto, sendo mais de um aprovado com parecer favorável, a equipe editorial, por questões éticas, reserva-se o direito de publicar apenas 1 (um), ficando o(s) outro(s) arquivado(s) para publicação em edições posteriores, sendo de interesse do(s) autor(es).

 

Acesse o Manual do Autor para mais informações sobre como submeter na revista e acompanhar o processo.