“Eles não gostam de ler”

análise das estratégias de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Isabela Giacomini Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Laila Wilk Santos Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Lucas Arruda Tacla Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)
  • Theodora Rosskamp Kalbusch Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Palavras-chave:

formação leitora, letramento, práticas de incentivo à leitura, escolarização da leitura

Resumo

Traçando problemas de leitura encontrados no Brasil, principalmente no viés do desinteresse, a presente pesquisa objetiva compreender quais estratégias de incentivo à leitura professores de Língua Portuguesa, de vários níveis da educação básica e com diferentes períodos de atuação, utilizam ou não durante as aulas, bem como analisar o que estudantes dizem sobre suas práticas leitoras e se, de fato, os docentes mantêm essa preocupação. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários aos participantes da pesquisa: quatro professores e uma turma de cada um deles, totalizando 99 alunos, sendo feita uma análise de suas respostas, com base em teóricos como Solé (2012) e Kleiman (2016), que discutem a leitura escolar. Os resultados mostraram uma face inversa e inesperada: a maioria dos professores afirmou que seus alunos não gostam de ler, enquanto eles disseram que gostam, que acham interessante, mas aquilo que leem em casa e não na escola. Tais resultados revelam o fato da escolarização da leitura ser um empecilho na formação leitora, evidenciando que o letramento escolar diverge da realidade dos alunos. Percebe-se ainda que, independentemente do tempo de docência, os professores afirmam utilizar estratégias diversas, mas os estudantes não as identificam no cotidiano em sala de aula.

Biografia do Autor

Isabela Giacomini, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Graduanda em Letras- Português/Inglês

Laila Wilk Santos, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Graduanda em Letras- Português/Inglês

Lucas Arruda Tacla, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Graduando em Letras- Português/Inglês

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Professora orientadora da pesquisa. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e professora do curso de Letras da Universidade da Região de Joinville

Downloads

Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Artigos