A crítica social no graffiti

uma leitura de Banksy

Autores

  • Antonia de Jesus Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Radija Leite Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Palavras-chave:

grafite, arte, linguagem não verbal

Resumo

O presente artigo visa discutir, através da leitura de imagens, proposta por Kossoy (2002), a crítica social nas obras do artista britânico Banksy. Para isso, analisamos algumas de suas obras mais conhecidas. Nelas, ele se utiliza de representações de macacos e de ratos como ferramentas alegóricas para representar uma crítica à raça humana. Além disso, outro elemento discutido, neste artigo, são as cores e recursos imagéticos utilizados pelo artista em seus grafites. Da mesma forma, o modo de interpretação da pintura varia de acordo com o contexto social no qual o artista e o observador estão inseridos. Assim, fazemos uma leitura das imagens por um viés sociológico, uma vez que é investigada a relação imagem X crítica social nas obras icônicas, considerando a relevância das obras de Banksy como espaço de crítica e expressão e tendo o grafitti como uma linguagem artística, relativamente, acessível aos que a consomem no âmbito das artes visuais.

Biografia do Autor

Antonia de Jesus Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

IFCE - Campus Tauá

Radija Leite Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduanda de Letras - Português/Inglês (IFCE - Campus Tauá)

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Artigos