A leitura crítica de propaganda comercial
uma proposta didática para o Ensino Médio
Palavras-chave:
leitura, elaboração didática, propaganda, ensino médioResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática, voltada ao Ensino Médio, de uma leitura crítica de uma propaganda do chocolate Snickers. Ao longo do artigo, retomamos considerações sobre a leitura, segundo a concepção interacionista de linguagem (GERALDI, 2011[1984]; ANTUNES, 2003), além de questões referentes à abordagem metodológica para a trabalho com a leitura em sala de aula (KOCH; ELIAS, 2018; MENEGASSI, 2010; ROJO, 2002) e relacionadas às especificidades do gênero propaganda comercial (CARVALHO, 2014; SANDMANN, 2014; PEREIRA, 2014; SOUZA, 2016; VESTERGAARD; SCHRODER; 2004). Com a elaboração da proposta didática, pretendemos contribuir na formação de leitores críticos, além de auxiliar professores do Ensino Médio com o trabalho com propaganda em sala de aula.