A vídeo animação publicitária Share Your Gifts

uma análise a partir da Gramática do Design Visual

Autores

  • Isabela Vieira Lima Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Gabriella Marques Siquara Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

gênero textual videoanimação, Gramática do Design Visual, semiótica social, função publicitária

Resumo

O presente artigo tem por objetivos analisar os recursos semióticos mobilizados na videoanimação Share Your Gifts (2018) e compreender o papel deles na construção de uma mensagem publicitária. O estudo concentra-se em dois tipos de pesquisa: i) pesquisa bibliográfica, a partir da qual é realizada uma contextualização acerca dos aspectos híbridos presentes na videoanimação selecionada. Além disso, é realizada uma discussão acerca das premissas da Semiótica Social de Hodge e Kress (1988), as quais contribuíram para a formação de uma metodologia de análise dos textos imagéticos, a Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); ii) pesquisa aplicada, em que é realizada a análise do texto selecionado a partir das metafunções representacional e interacional da GDV. Por meio deste trabalho, confirmou-se a potencialidade metodológica da GDV para a compreensão dos processos visuais encontrados em Share Your Gifts e como esses são significativos para a recepção do texto em questão, confirmando, assim, sua função publicitária.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Lima, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Letras

Gabriella Marques Siquara Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Letras

Downloads

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos