A vídeo animação publicitária Share Your Gifts
uma análise a partir da Gramática do Design Visual
Palavras-chave:
gênero textual videoanimação, Gramática do Design Visual, semiótica social, função publicitáriaResumo
O presente artigo tem por objetivos analisar os recursos semióticos mobilizados na videoanimação Share Your Gifts (2018) e compreender o papel deles na construção de uma mensagem publicitária. O estudo concentra-se em dois tipos de pesquisa: i) pesquisa bibliográfica, a partir da qual é realizada uma contextualização acerca dos aspectos híbridos presentes na videoanimação selecionada. Além disso, é realizada uma discussão acerca das premissas da Semiótica Social de Hodge e Kress (1988), as quais contribuíram para a formação de uma metodologia de análise dos textos imagéticos, a Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); ii) pesquisa aplicada, em que é realizada a análise do texto selecionado a partir das metafunções representacional e interacional da GDV. Por meio deste trabalho, confirmou-se a potencialidade metodológica da GDV para a compreensão dos processos visuais encontrados em Share Your Gifts e como esses são significativos para a recepção do texto em questão, confirmando, assim, sua função publicitária.