Análise comparativa de anúncios publicitários da Budweiser sob a perspectiva da gramática do design visual
uma proposta para a desconstrução do machismo
Palavras-chave:
anúncio publicitário, Gramática do Design Visual, semioses, representação, feminino, discurso publicitárioResumo
A presente pesquisa visa analisar comparativamente de que modo os significados multimodais contribuem para a representação do gênero feminino em dois anúncios publicitários da Budweiser (1958) e (2019). Compreende-se nesta pesquisa que os diferentes tempos de construção dos anúncios publicitários demonstram que, com as possíveis mudanças tecnológicas e sociais, os textos verbais e não verbais também se modificam. Assim, como pressupostos teóricos que embasam os estudos pela luta de igualdade de gênero, discute-se sobre como a representação do gênero feminino no discurso de um anúncio publicitário se alterou conforme sua época de produção. Em seguida, adotou-se o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e Van Leeuwen (2006), a fim de analisar a imagem dos anúncios publicitários a partir das metafunções representacional, interacional e composicional. A partir da análise, foi possível verificar que as várias semioses, presentes no gênero anúncio, constituem-se como elementos que ajudam na construção do sentido da mensagem pretendida pelo enunciador.