Análise comparativa de anúncios publicitários da Budweiser sob a perspectiva da gramática do design visual

uma proposta para a desconstrução do machismo

Autores

  • Laura Fiorentini Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Cecília Moreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

anúncio publicitário, Gramática do Design Visual, semioses, representação, feminino, discurso publicitário

Resumo

A presente pesquisa visa analisar comparativamente de que modo os significados multimodais contribuem para a representação do gênero feminino em dois anúncios publicitários da Budweiser (1958) e (2019). Compreende-se nesta pesquisa que os diferentes tempos de construção dos anúncios publicitários demonstram que, com as possíveis mudanças tecnológicas e sociais, os textos verbais e não verbais também se modificam. Assim, como pressupostos teóricos que embasam os estudos pela luta de igualdade de gênero, discute-se sobre como a representação do gênero feminino no discurso de um anúncio publicitário se alterou conforme sua época de produção. Em seguida, adotou-se o enfoque teórico-metodológico denominado Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e Van Leeuwen (2006), a fim de analisar a imagem dos anúncios publicitários a partir das metafunções representacional, interacional e composicional. A partir da análise, foi possível verificar que as várias semioses, presentes no gênero anúncio, constituem-se como elementos que ajudam na construção do sentido da mensagem pretendida pelo enunciador.

Biografia do Autor

Laura Fiorentini, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Cecília Moreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Artigos