A Linguística Aplicada e os multiletramentos
contribuições para a formação de professores
Palavras-chave:
Linguística Aplicada, escola contemporânea, formação de professoresResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar como se dá a relação da Linguística Aplicada com a formação de professores e como essa área contribui para o planejamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula. Como referencial teórico, temos conceitos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1990; 1996; 2006), os multiletramentos e sua relação com a sala de aula e o professor (ROJO, 2009; 2012; 2013) e os gêneros textuais modernos (MARCUSCHI, 2010). A metodologia utilizada é de carácter qualitativo, uma vez que serão expostos os conceitos do tema e a apresentação de uma análise sobre o assunto, a fim de comprovar a aplicabilidade dessas teorias. Ao final da pesquisa, pode ser constatado que o campo estudado é uma área importante para a formação e preparo dos professores para atuar nas escolas contemporâneas, podendo assim desenvolver novas práticas nos cursos de licenciatura para docentes e por meio de atividades propostas nas aulas de Língua Portuguesa para alunos da educação básica.