A Linguística Aplicada e os multiletramentos

contribuições para a formação de professores

Autores

  • Taísa Rita Ragi Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Vanilda Aparecida Belizário Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, escola contemporânea, formação de professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar como se dá a relação da Linguística Aplicada com a formação de professores e como essa área contribui para o planejamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula. Como referencial teórico, temos conceitos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1990; 1996; 2006), os multiletramentos e sua relação com a sala de aula e o professor (ROJO, 2009; 2012; 2013) e os gêneros textuais modernos (MARCUSCHI, 2010). A metodologia utilizada é de carácter qualitativo, uma vez que serão expostos os conceitos do tema e a apresentação de uma análise sobre o assunto, a fim de comprovar a aplicabilidade dessas teorias. Ao final da pesquisa, pode ser constatado que o campo estudado é uma área importante para a formação e preparo dos professores para atuar nas escolas contemporâneas, podendo assim desenvolver novas práticas nos cursos de licenciatura para docentes e por meio de atividades propostas nas aulas de Língua Portuguesa para alunos da educação básica.

Biografia do Autor

Taísa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Vanilda Aparecida Belizário, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Educação

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Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos