Code-switching

alternância de línguas em uma sala de aula bilíngue

Autores

  • Isabela Vieira Barbosa Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Caique Fernando da Silva Fistarol Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

code-switching, estudantes bilíngues, Língua Inglesa

Resumo

Code-switching é um fenômeno de linguagem no qual um falante alterna entre duas ou mais línguas. Nesse sentido, este artigo objetiva compreender situações de code-switching durante aulas com foco na oralidade em língua inglesa. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes entre 6 e 7 anos de uma escola da rede particular do Vale do Itajaí (SC) que possui o Ensino Bilíngue. Os dados foram gravados em sala de aula, e a observância da ocorrência de alternâncias linguísticas em situações efetivas de uso da língua foram analisadas de acordo com as funções de code-switching. Assim, na primeira seção discutem-se as principais motivações para a realização deste trabalho. Na segunda seção, apresentam-se os percursos metodológicos que conduziram à seleção dos dados, posteriormente analisados. Na terceira seção, constam os dados bem como as principais ocorrências do code-switching em sala de aula. Em seguida, finaliza-se com as considerações finais, apontando as implicações deste trabalho.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES - CNPq)

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Coordenador do Grupo de Estudos de Professores e Licenciandos em Inglês (GEPELI - CNPq)

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro-Pesquisador do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Línguas e Literatura (FORPROLL- CNPq) e do Grupo de Estudos Michel Foucault e os Estudos Discursivos (UFAM - CNPq)

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Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos