Conto Maria
a polifonia no acontecimento do ato de linchamento
Palavras-chave:
polifonia, conto Maria, linchamentoResumo
A concepção bakhtiniana de polifonia consiste não apenas em multiplicidade de vozes, mas na pluralidade delas e de suas respectivas consciências, assim como na plenivalência, equipolência e imiscibilidade das mesmas, ou seja, ela pressupõe o encontro de vozes e consciências múltiplas, independentes e com equidade de valores e de poder. Nessa perspectiva, este estudo procura verificar se as vozes presentes no desfecho do conto Maria, de Conceição Evaristo, constituem-se em polifonia nos termos acima mostrados. Para alcançar tal objetivo, o percurso metodológico desta pesquisa se inicia com a apresentação sucinta da biografia da escritora e de uma breve sinopse do conto para, em seguida, passar-se à discussão do conceito de polifonia e, por fim, empreender a análise das vozes presentes no ato de linchamento que ocorre ao final do conto. A análise do corpus nos permitiu verificar uma concomitância de vozes que acontece no embate dialógico entre os envolvidos no desfecho do conto, entretanto, as incompatibilidades percebidas entre elas apontam para o fato de que tais vozes parecem dialogar de forma polifônica, em seu sentido pleno, apenas entre grupos de sujeitos que partilham do mesmo posicionamento.