Conto Maria

a polifonia no acontecimento do ato de linchamento

Autores

  • Leonardo de Oliveira Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Lucimara Grando Mesquita Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

polifonia, conto Maria, linchamento

Resumo

A concepção bakhtiniana de polifonia consiste não apenas em multiplicidade de vozes, mas na pluralidade delas e de suas respectivas consciências, assim como na plenivalência, equipolência e imiscibilidade das mesmas, ou seja, ela pressupõe o encontro de vozes e consciências múltiplas, independentes e com equidade de valores e de poder. Nessa perspectiva, este estudo procura verificar se as vozes presentes no desfecho do conto Maria, de Conceição Evaristo, constituem-se em polifonia nos termos acima mostrados. Para alcançar tal objetivo, o percurso metodológico desta pesquisa se inicia com a apresentação sucinta da biografia da escritora e de uma breve sinopse do conto para, em seguida, passar-se à discussão do conceito de polifonia e, por fim, empreender a análise das vozes presentes no ato de linchamento que ocorre ao final do conto. A análise do corpus nos permitiu verificar uma concomitância de vozes que acontece no embate dialógico entre os envolvidos no desfecho do conto, entretanto, as incompatibilidades percebidas entre elas apontam para o fato de que tais vozes parecem dialogar de forma polifônica, em seu sentido pleno, apenas entre grupos de sujeitos que partilham do mesmo posicionamento.

Biografia do Autor

Leonardo de Oliveira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Letras

Lucimara Grando Mesquita, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Letras

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Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos