O estudo da gíria no livro didático de português

uma breve abordagem

Autores

  • Ires Figueredo de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

gíria, livro didático, léxico

Resumo

Este artigo aborda a importância do estudo da gíria em sala de aula. Para tanto, foram selecionados dois livro didáticos de língua portuguesa, destinados ao 7º ano do Ensino Fundamental II, sendo um aprovado pelo PNLD de 2014 e o outro aprovado pelo PNLD de 2020. Considerando a complexidade do livro didático, interessou-nos, neste trabalho, verificar como este material aborda a gíria, a partir da análise de conceitos e/ou atividades específicas. Sabe-se que a questão do ensino/aprendizagem da variação linguística no contexto escolar configura-se como um desafio e é preciso repensar constantemente as práticas pedagógicas que envolvem este tema. Portanto, esta breve abordagem de investigação pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre o ensino das variedades linguísticas, especificamente, a gíria. Espera-se que este trabalho possibilite uma reflexão linguística sobre os livros didáticos do Ensino Fundamental II e incentive mais estudos que promovam um maior aprofundamento sobre o tema.

Biografia do Autor

Ires Figueredo de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Aluna de especialização em Educação e Tecnologias na Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

2021-07-06

Edição

Seção

Artigos