A prática da produção de textos em uma perspectiva discursiva

uma análise do gênero miniconto

Autores

  • Geanne dos Santos Cabral Coe Faculdade Integradas de Minas Gerais (FACIMIG)
  • Elivan Aparecida Ribeiro Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Guilherme Henrique de Melo Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

miniconto, multiletramentos, produção de textos

Resumo

Este estudo elege como objeto de discussão o trabalho com o gênero miniconto no campo dos multiletramentos. Nesse sentido, seu objetivo precípuo é analisar as potencialidades de uma proposta de criação de minicontos para a ampliação de habilidades relacionadas à prática da produção de textos na escola. Para consecução do objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa teórica fundamentada em Köche e Marinello (2019), Antunes (2003), Rojo (2016) e Dionísio e Vasconcelos (2013). Tais autores embasaram as discussões acerca das seguintes questões: o gênero miniconto, a produção de textos, os multiletramentos e as multissemioses. Além disso, foi realizado um projeto de intervenção com alunos de ensino médio envolvendo o miniconto, com o propósito de analisar o potencial desse gênero para a formação de sujeitos produtores de textos. A partir da pesquisa empreendida, os resultados obtidos apontam que as habilidades requeridas para o processo de ensino e de aprendizagem se ampliaram em virtude das atuais plataformas e seus recursos. Diante disso, pode-se considerar que o trabalho com o miniconto, baseado na perspectiva dos multiletramentos, contribui para a expansão de habilidades de produção de textos, demonstrando que a escolha dos recursos linguísticos e semióticos agrega contribuições substantivas na construção do projeto de dizer.

Biografia do Autor

Geanne dos Santos Cabral Coe, Faculdade Integradas de Minas Gerais (FACIMIG)

Professora das Faculdades Integradas de Minas Gerais. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras

Elivan Aparecida Ribeiro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora da rede municipal e privada. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras

Guilherme Henrique de Melo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando em Letras (Português, Inglês e suas Literaturas)

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos