A prática da produção de textos em uma perspectiva discursiva
uma análise do gênero miniconto
Palavras-chave:
miniconto, multiletramentos, produção de textosResumo
Este estudo elege como objeto de discussão o trabalho com o gênero miniconto no campo dos multiletramentos. Nesse sentido, seu objetivo precípuo é analisar as potencialidades de uma proposta de criação de minicontos para a ampliação de habilidades relacionadas à prática da produção de textos na escola. Para consecução do objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa teórica fundamentada em Köche e Marinello (2019), Antunes (2003), Rojo (2016) e Dionísio e Vasconcelos (2013). Tais autores embasaram as discussões acerca das seguintes questões: o gênero miniconto, a produção de textos, os multiletramentos e as multissemioses. Além disso, foi realizado um projeto de intervenção com alunos de ensino médio envolvendo o miniconto, com o propósito de analisar o potencial desse gênero para a formação de sujeitos produtores de textos. A partir da pesquisa empreendida, os resultados obtidos apontam que as habilidades requeridas para o processo de ensino e de aprendizagem se ampliaram em virtude das atuais plataformas e seus recursos. Diante disso, pode-se considerar que o trabalho com o miniconto, baseado na perspectiva dos multiletramentos, contribui para a expansão de habilidades de produção de textos, demonstrando que a escolha dos recursos linguísticos e semióticos agrega contribuições substantivas na construção do projeto de dizer.