De Aristóteles a Heidegger

a filosofia concordando com o protagonismo da linguagem dentro da cultura surda

Autores

  • Alana Fernanda Vargas Mathes Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)
  • Márcio Dantas Pinheiro Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)
  • Mayara da Macena de Freitas Pinheiro Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA)

Palavras-chave:

linguagem, cultura surda, afecção, Aristóteles, Martin Heidegger

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e relacionar as conceituações relativas ao papel fundamental da linguagem dentro da perspectiva da comunidade surda em relação à produção intelectual de alguns filósofos. Para tanto, dividimos este estudo em quatro partes, iniciando o intento com a problematização de citações de Aristóteles, as quais pesquisadores em cultura surda apontam como exemplares dentre o pensamento da antiguidade, indicando uma suposta incapacidade de comunicação por parte dos humanos surdos. A segunda parte mostrará que, dentro do aporte teórico de Martin Heidegger, as conceituações ontológicas sobre a linguagem podem coincidir com as proposições no âmbito da cultura para os estudos surdos. A terceira parte elencará as conclusões dos especialistas em cultura surda em relação à importância da linguagem e suas implicações na demanda pela inserção social em um ambiente democrático. A quarta parte demonstrará nas filosofias da linguagem aristotélicas e heideggerianas pontos de concordância com os estudos surdos, permitindo a possibilidade de defesa das proposições da cultura surda desde os aurores do pensamento humano.

Biografia do Autor

Alana Fernanda Vargas Mathes, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Graduanda em Filosofia

Márcio Dantas Pinheiro, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Graduando em Filosofia

Mayara da Macena de Freitas Pinheiro, Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA)

Graduanda em Letras/Libras Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós-graduada lato sensu em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Integrada de Araguatins

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos