Leio ou não leio? Eis a questão do estudante de Design
Palavras-chave:
leitura universitária, práticas de leitura, Design, formação críticaResumo
A leitura é objeto indispensável na formação de qualquer indivíduo. Dessa forma, buscamos compreender as práticas de leitura no curso de Design. Para a realização da pesquisa, foram aplicados questionários para os cursos de Design, em suas diferentes aplicações, em uma universidade comunitária do norte catarinense. Como pressupostos teóricos, foram usados Brito (2010) e Martins (1994), que discutem a importância da leitura, Caldin (2003), que discorre sobre a relevância de uma leitura pluralizada, e Santos (2006), que enfatiza o papel do professor para a compreensão da leitura. Os resultados mostraram que, apesar do avanço, a leitura acadêmica ainda é problema para o jovem universitário. A linguagem utilizada e a falta de tempo foram alguns dos problemas apontados por eles. Tais resultados evidenciam que as práticas de leitura devem ser analisadas no âmbito universitário, proporcionando ao aluno maior interação e compreensão do texto lido.