Linguística textual e gêneros multimodais

os textos digitais em sala de aula

Autores

  • Isis Alves Brito Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Teciene Cássia de Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

gêneros multimodais, textos digitais, retextualização, tweet

Resumo

Considerando a multimodalidade presente nos textos que circulam na sociedade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a inserção dos gêneros multimodais no processo de ensino-aprendizagem. Para a consecução do objetivo proposto, o presente artigo buscou realizar uma pesquisa teórica amparada nos pressupostos da Linguística Textual e da Teoria da Multimodalidade, a partir dos estudos desenvolvidos por Elias (2017), Antunes (2005), Dionísio (2007), Hemais (2010) e Vieira (2015). Tal proposta justifica-se pelo fato de se buscar um ensino contextualizado e significativo para os alunos, contemplando os textos multimodais que se fazem presentes no cotidiano social. Sendo assim, o estudo traz reflexões sobre as possibilidades de retextualização de textos digitais, mais especificamente do gênero tweet. Pode-se, assim, concluir que os textos multimodais contribuem significativamente para a formação de leitores e produtores de textos, de modo a favorecer o desenvolvimento de habilidades que são requeridas pelas interações na sociedade da informação.

Biografia do Autor

Isis Alves Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação

Teciene Cássia de Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora Doutora da Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos