Linguística textual e gêneros multimodais
os textos digitais em sala de aula
Palavras-chave:
gêneros multimodais, textos digitais, retextualização, tweetResumo
Considerando a multimodalidade presente nos textos que circulam na sociedade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre a inserção dos gêneros multimodais no processo de ensino-aprendizagem. Para a consecução do objetivo proposto, o presente artigo buscou realizar uma pesquisa teórica amparada nos pressupostos da Linguística Textual e da Teoria da Multimodalidade, a partir dos estudos desenvolvidos por Elias (2017), Antunes (2005), Dionísio (2007), Hemais (2010) e Vieira (2015). Tal proposta justifica-se pelo fato de se buscar um ensino contextualizado e significativo para os alunos, contemplando os textos multimodais que se fazem presentes no cotidiano social. Sendo assim, o estudo traz reflexões sobre as possibilidades de retextualização de textos digitais, mais especificamente do gênero tweet. Pode-se, assim, concluir que os textos multimodais contribuem significativamente para a formação de leitores e produtores de textos, de modo a favorecer o desenvolvimento de habilidades que são requeridas pelas interações na sociedade da informação.