Marcas textuais de narração e de subjetividade em relatórios de estágio supervisionado

análise textual e suas interferências

Autores

  • João Victor Pessoa Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Laura Rosa de Campos Nolasco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Letícia Ribeiro Viana de Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

subjetividade, marcas textuais de narração, relatórios de estágio supervisionado

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise textual de sequências narrativas e de subjetividade presentes em relatórios de estágio supervisionado. Para tanto, visa averiguar a linguagem desse gênero a fim de localizar marcas discursivas de narração e de opinião e examinar as formas de interferência dessas marcas na escrita de um relatório dessa categoria. Com base nas teorias de Marcuschi (2008), Bonini (2005), Rey (2005), Motta-Roth e Hendges (2010), Costa (2008) e de Silva (2012), foram analisados relatórios de estágios supervisionados de diferentes cursos e instituições e foi produzido um questionário online sobre o assunto. Esses textos foram examinados e as marcas textuais narrativas e de subjetividade destacadas. Os resultados mostram que, nos trinta relatórios analisados, há a aparição de 542 expressões de narração e 1.253 de subjetividade. Com o questionário online, foi constatado que os estudantes receberam mais orientações sobre a macroestrutura do relatório do que sobre a linguagem e que a maioria das pessoas acredita que a influência das marcas analisadas no relatório de estágio é positiva. Portanto, sequências narrativas e de subjetividade são elementos essenciais em relatórios de estágio e o uso demasiado delas distancia a linguagem do relatório da utilizada em outros gêneros acadêmicos.

Biografia do Autor

João Victor Pessoa Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante do curso de Letras

Laura Rosa de Campos Nolasco, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante do curso de Letras

Letícia Ribeiro Viana de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante do curso de Letras

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos