Marcas textuais de narração e de subjetividade em relatórios de estágio supervisionado
análise textual e suas interferências
Palavras-chave:
subjetividade, marcas textuais de narração, relatórios de estágio supervisionadoResumo
Este trabalho apresenta uma análise textual de sequências narrativas e de subjetividade presentes em relatórios de estágio supervisionado. Para tanto, visa averiguar a linguagem desse gênero a fim de localizar marcas discursivas de narração e de opinião e examinar as formas de interferência dessas marcas na escrita de um relatório dessa categoria. Com base nas teorias de Marcuschi (2008), Bonini (2005), Rey (2005), Motta-Roth e Hendges (2010), Costa (2008) e de Silva (2012), foram analisados relatórios de estágios supervisionados de diferentes cursos e instituições e foi produzido um questionário online sobre o assunto. Esses textos foram examinados e as marcas textuais narrativas e de subjetividade destacadas. Os resultados mostram que, nos trinta relatórios analisados, há a aparição de 542 expressões de narração e 1.253 de subjetividade. Com o questionário online, foi constatado que os estudantes receberam mais orientações sobre a macroestrutura do relatório do que sobre a linguagem e que a maioria das pessoas acredita que a influência das marcas analisadas no relatório de estágio é positiva. Portanto, sequências narrativas e de subjetividade são elementos essenciais em relatórios de estágio e o uso demasiado delas distancia a linguagem do relatório da utilizada em outros gêneros acadêmicos.