Teletandem e rodas de conversa

um estudo sobre a mediação

Autores

  • Bruna da Silva Campos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

mediação, telecolaboração, Teletandem

Resumo

Teletandem é uma modalidade de aprendizagem telecolaborativa de línguas mediada pelas tecnologias digitais da informação e da comunicação, cujo objetivo é o contato entre universitários brasileiros e estrangeiros, promovendo o intercâmbio de suas línguas e culturas. Um dos diferenciais do Teletandem é a sessão de mediação realizada após as interações; seu intuito é conduzir os participantes a refletir acerca dos processos de ensino e de aprendizagem colaborativos (TELLES; VASSALLO, 2006). O escopo deste estudo foi analisar como a mediação tem auxiliado os interagentes nesse contexto. Para atingir tal objetivo, adotoram-se como aporte teórico trabalhos que versam sobre dois componentes presentes no Teletandem: a aprendizagem de línguas e as sessões de mediação (SILVA, 2008; TELLES, 2009; SALOMÃO, 2011, 2012; GARCIA, 2015; EVANGELISTA e SALOMÃO, 2019). Nossa metodologia de pesquisa assim como os instrumentos de coleta de dados foram de natureza qualitativa e interpretativista (DÖRNYEI, 2007). A análise dos dados revelou que a mediação tem auxiliado os interagentes de diferentes formas, como conduzi-los a refletir sobre sua aprendizagem no Teletandem e sugerindo temas e ideias a serem contemplados nas sessões de interação. Acredita-se que, por meio dos resultados deste estudo, possa ser possível contribuir com os mediadores nas sessões de mediação e, consequentemente, com os interagentes, de forma que eles possam se beneficiar das potencialidades desse contexto.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestra e Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Araraquara. Bolsista CAPES

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Artigos