A ambientação fantástica em O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

Autores

  • Pablo Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lilliân Alves Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

literatura fantástica, topoanálise, ambientação, Neil Gaiman

Resumo

Neste trabalho, temos como objetivo principal estudar a importância do espaço ficcional no romance fantástico O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman. Tratamos o fantástico como modo pela perspectiva de Remo Ceserani e Gama-Khalil. Quanto aos estudos espaciais, adotamos a topoanálise trabalhada por Gaston Bachelard, Yi-Fu Tuan e Ozíris Borges Filho, além do conceito de ambientação proposto por Osman Lins. Desse modo, interpretamos os possíveis efeitos de sentido gerados pelo espaço na narrativa insólita de Gaiman.

Biografia do Autor

Pablo Oliveira Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduando do curso de licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Lilliân Alves Borges, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos