Desempenho da leitura de estudantes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM

Autores

  • Glaucilane Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Marcela Evely Menezes Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

desempenho, leitura, ENEM

Resumo

O desempenho da leitura em provas de larga escala no Brasil tem a ver com o sucesso ou insucesso dos estudantes para ultrapassar etapas na vida escolar. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo uma prova de larga escala, permite que o acesso de estudantes no ensino superior seja alcançado e, assim, torne-se um parâmetro para medir os processos envoltos na atividade complexa da leitura. O presente artigo tem o objetivo de mensurar o desempenho da leitura de estudantes do ensino básico e superior, por meio das variáveis número de acertos e tempo de resposta, ao realizar um experimento de leitura, aos moldes do método experimental/observacional. Para cumprir com o objetivo, foi elaborado um teste aos moldes da psicolinguística com cinco questões de provas do ENEM, referentes aos anos de 2016 e 2017, com estudantes do ensino superior da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Colégio de Aplicação (CODAP). Os resultados da pesquisa indicam que 80% dos alunos erraram as questões e o tempo de resposta médio foi de 1 a 2 minutos. Tais resultados indicam que o nível de compreensão é abaixo da média para o nível de escolaridade dos alunos, revelando, assim, que os estudantes ainda estão na primeira fase do processo de leitura, ou seja, no nível da decodificação do texto e a velocidade de leitura está abaixo do esperado*.

 

* Os resultados deste artigo referem-se à conclusão da disciplina optativa Psicolinguística (2018.2), ministrada pela profa. Dra. Raquel Meister Ko. Freitag. O presente artigo também foi apresentado na modalidade oral no Seminário “Leitura, escrita, fluência e compreensão: um olhar da psicolinguística”.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos