Tecer para compreender

educação, cultura e literatura na complexidade do mundo

Autores

  • Mariane Moser Bach Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Palavras-chave:

complexidade, cultura, ensino, interdisciplinaridade, literatura

Resumo

O presente estudo ocupa-se em refletir sobre a Teoria da Complexidade e suas implicações para os entendimentos construídos no âmbito da educação, da cultura e do ensino de literatura. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos de Morin (2003; 2004; 2006; 2011), Martinazzo (2016) e Santomé (1998). Como principais resultados, aponta-se que a humanidade, ao mesmo tempo em que produziu avanços extraordinários nos campos técnico e científico, também produziu grandes desastres e cegueiras, utilizando-se da mesma racionalidade, a qual fragmentou o conhecimento. Morin aponta, então, a necessidade de uma reforma do pensamento, pois há inadequação entre os saberes fragmentados e os problemas cada vez mais multidisciplinares e planetários. A reforma do pensamento caminha em direção à percepção da complexidade e multiculturalidade do mundo em que vivemos, e reconhece na literatura um grande potencial de retratar a condição humana. Ao mesmo tempo, o paradigma da complexidade traz contribuições importantes para o ensino de literatura, mostrando seu potencial interdisciplinar e apontando a necessidade de este ser contextualizado, participativo, pertinente. Por fim, ressalta-se que a educação é imprescindível para essa reforma do pensamento, assim como reformar o pensamento é imprescindível para continuar educando.

Biografia do Autor

Mariane Moser Bach, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Licenciada em Letras-Português e Inglês e mestranda do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação nas Ciências

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos