What's the solution? Estimulando a interdisciplinaridade nas aulas de Língua Inglesa por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas

Autores

  • Camila Rangel de Almeida Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Joane Marieli Pereira Caetano Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, inglês, ABP

Resumo

O presente artigo tematiza o uso de propostas interdisciplinares no ensino, sobretudo, nas aulas de Língua Inglesa, e parte do seguinte questionamento: como tornar a aprendizagem da língua inglesa mais significativa? Dessa forma, então, objetiva idealizar uma proposta didática interdisciplinar para ser aplicada em aulas de Inglês. Para tanto, realiza-se, em um primeiro momento, uma revisão bibliográfica sobre Interdisciplinaridade. Em seguida, é realizada uma revisão sobre a metodologia escolhida para o trabalho — a Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, apresenta-se a proposta didática e sua explicação. A pesquisa em questão utiliza como suporte teórico os textos de Munhoz (2015), Kmiecik (2007) e Magalhães (2018). Com resultado, tem-se a proposta prática idealizada.

Biografia do Autor

Camila Rangel de Almeida, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Graduanda em Letras pelo Centro Universitário São José de Itaperuna. Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Metodologias do Ensino de Línguas (NEMEL)

Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Professora de Linguística do UNIFSJ. Coordenadora do NEMEL

Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Pós-doutora em Cognição e Linguagem pela UENF. Doutora em Ciência da Literatura - Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Carlos Henrique Medeiros de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professor associado e coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Cognição e Linguagem (UENF). Colaborador do NEMEL

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos