Uma análise sobre a regulação da função-autor na produção de redações do Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Glaucilane Santos da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Larissa Santos Calazans Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Wilton James Bernardo dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

função-autor, ENEM, competência

Resumo

Somente entre o final do século XVIII e início do século XIX foi que começou a se estabelecer uma noção de posse dos textos, com o intuito de dominar a prática de reprodução das obras e impossibilitar apropriação, por outros, da propriedade intelectual de um autor (FOUCAULT, 1969). Há, com isso, uma regulação do que vem a ser um autor, como este é construído. As redações do ENEM são um espelho para que se possa analisar a função-autor, tendo em vista as competências avaliadas para que se obtenha a nota máxima na prova. Diante disso, como objetivo geral, buscou-se analisar a função-autor mediante as determinações do Manual de Redação do ENEM 2018, que trazem considerações sobre o tema da Redação de 2017 - "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".  Para tanto, com os objetivos específicos, procurou-se examinar as cinco competências adotadas para avaliar as redações dos participantes desse exame, bem como apresentar as delimitações exigidas dos participantes por meio da estrutura dissertativa-argumentativa.

Biografia do Autor

Wilton James Bernardo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos