Aula de Língua Portuguesa

uma proposta colaborativa

Autores

  • Daiany Ferreira da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Márcia Aparecida Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Stella Ferreira Menezes Instituto Federal Goiano (IFG)

Palavras-chave:

aprendizagem colaborativa, Língua Portuguesa

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar como a aprendizagem colaborativa pode beneficiar os alunos em sala de aula, a partir da proposta de construção de um Jornal, intitulado Diário da Escola, envolvendo turmas dos períodos Matutino e Vespertino, do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental II, de uma Escola Estadual da cidade de Amorinópolis, Goiás. A pesquisa foi realizada a partir da análise de narrativas dos alunos participantes do Jornal, uma vez que optaram por cursar essa disciplina no Núcleo Eletivo do Estado. Após os textos serem recolhidos e explorados, nos resultados encontramos excertos que evidenciam a percepção dos alunos acerca da aprendizagem colaborativa, o que, segundo eles, garantem autonomia em sala e, consequentemente, aprimoram as capacidades cognitivas.

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Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Artigos