As concepções de língua nos Editais do Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio
Palavras-chave:
PNLD, Ensino Médio, concepções de línguaResumo
Com a evolução dos estudos linguísticos, diferentes concepções de língua (CL) foram surgindo, principalmente com a intenção de aproximar o ensino de língua de seu objetivo primordial: garantir a participação do aluno na vida em sociedade. Dessa forma, tomando como ponto de partida as CL, a referente pesquisa busca analisar como tais concepções podem ser verificadas nas orientações prescritas por editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio. Em um primeiro momento, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em Marcuschi (2008), Geraldi (2011) e Travaglia (2001), de modo a demonstrar a interferência das CL na abordagem metodológica do ensino de língua. Em seguida, pretende-se descrever o percurso processual para confecção, escolha e distribuição do LD no Brasil. Por fim, a pesquisa analisa as CL existentes nos três últimos editais do PNLD do Ensino Médio. Como resultados, constata-se que há uma tentativa de aproximação dos editais, ciclo após ciclo, da CL sociointeracionista, oportunizando um ensino produtivo. Desse modo, conclui-se que, apesar de incoerências identificadas nos editais analisados, é esperado que o próximo edital seja claro com relação à CL adotada, para que as editoras possam construir manuais didáticos que atendam às necessidades linguísticas dos alunos.