As concepções de língua nos Editais do Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio

Autores

  • Adriene Ferreira de Mello Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Camila Rangel de Almeida Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Thayone Aparecida da Silva Soares Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Joane Marieli Pereira Caetano Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

PNLD, Ensino Médio, concepções de língua

Resumo

Com a evolução dos estudos linguísticos, diferentes concepções de língua (CL) foram surgindo, principalmente com a intenção de aproximar o ensino de língua de seu objetivo primordial: garantir a participação do aluno na vida em sociedade. Dessa forma, tomando como ponto de partida as CL, a referente pesquisa busca analisar como tais concepções podem ser verificadas nas orientações prescritas por editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio. Em um primeiro momento, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em Marcuschi (2008), Geraldi (2011) e Travaglia (2001), de modo a demonstrar a interferência das CL na abordagem metodológica do ensino de língua. Em seguida, pretende-se descrever o percurso processual para confecção, escolha e distribuição do LD no Brasil. Por fim, a pesquisa analisa as CL existentes nos três últimos editais do PNLD do Ensino Médio. Como resultados, constata-se que há uma tentativa de aproximação dos editais, ciclo após ciclo, da CL sociointeracionista, oportunizando um ensino produtivo. Desse modo, conclui-se que, apesar de incoerências identificadas nos editais analisados, é esperado que o próximo edital seja claro com relação à CL adotada, para que as editoras possam construir manuais didáticos que atendam às necessidades linguísticas dos alunos.

Biografia do Autor

Adriene Ferreira de Mello, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Graduanda em Letras pelo Centro Universitário São José de Itaperuna. Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Metodologias do Ensino de Línguas (NEMEL)

Camila Rangel de Almeida, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Graduanda em Letras. Bolsista do NEMEL

Thayone Aparecida da Silva Soares, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Graduanda em Letras. Bolsista do NEMEL

Joane Marieli Pereira Caetano, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Doutoranda em Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual Norte Fluminense. Professora de Linguística do UNIFSJ. Coordenadora do NEMEL

Carlos Henrique Medeiros de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Professor associado e coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Cognição e Linguagem (UENF). Colaborador do NEMEL

Downloads

Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Artigos