Avaliação das habilidades de leitura
sinalizações dos descritores (INEP) para a formação de leitores proficientes
Palavras-chave:
leitura, avaliação, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo elege como objeto de estudo a avaliação da leitura. Para a realização do trabalho, partiu-se do pressuposto de que a avaliação pode ser considerada como uma etapa importante do processo de ensino-aprendizagem, em que é possível diagnosticar aprendizados já consolidados, bem como avaliar os resultados obtidos e analisar a eficácia da metodologia trabalhada. Assim, o escopo deste trabalho parte do estudo da avaliação da leitura, tendo como referência os descritores propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Nesse sentido, a pesquisa foi organizada em duas partes: a) pesquisa teórica, que envolve um compilado sobre a avaliação de um modo em geral, sobre as especificidades da avaliação em Língua Portuguesa e sobre a avaliação da leitura propriamente dita; b) pesquisa de campo: que apresenta os resultados de uma análise do tratamento dado à leitura em testes escritos aplicados a alunos de ensino fundamental II. A partir do trabalho realizado, constatou-se que os testes escritos, embora recorrentemente utilizados, ainda carecem de um tratamento que possa contribuir para evidenciar resultados mais eficazes. Os resultados obtidos evidenciaram a primazia de um determinado grupo de descritores que não dão conta da complexidade do ato de ler dos diferentes textos que circulam socialmente.