Avaliação das habilidades de leitura

sinalizações dos descritores (INEP) para a formação de leitores proficientes

Autores

  • Fernanda Aparecida da Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Taísa Rita Ragi Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Pedro Henrique Cardoso Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

leitura, avaliação, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo elege como objeto de estudo a avaliação da leitura. Para a realização do trabalho, partiu-se do pressuposto de que a avaliação pode ser considerada como uma etapa importante do processo de ensino-aprendizagem, em que é possível diagnosticar aprendizados já consolidados, bem como avaliar os resultados obtidos e analisar a eficácia da metodologia trabalhada. Assim, o escopo deste trabalho parte do estudo da avaliação da leitura, tendo como referência os descritores propostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Nesse sentido, a pesquisa foi organizada em duas partes: a) pesquisa teórica, que envolve um compilado sobre a avaliação de um modo em geral, sobre as especificidades da avaliação em Língua Portuguesa e sobre a avaliação da leitura propriamente dita; b) pesquisa de campo: que apresenta os resultados de uma análise do tratamento dado à leitura em testes escritos aplicados a alunos de ensino fundamental II. A partir do trabalho realizado, constatou-se que os testes escritos, embora recorrentemente utilizados, ainda carecem de um tratamento que possa contribuir para evidenciar resultados mais eficazes. Os resultados obtidos evidenciaram a primazia de um determinado grupo de descritores que não dão conta da complexidade do ato de ler dos diferentes textos que circulam socialmente.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida da Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Educação

Taísa Rita Ragi, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Letras

Pedro Henrique Cardoso, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduando em Letras

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Letras

Downloads

Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Artigos