Estudo do advérbio

perspectiva normativa vs perspectiva linguística

Autores

  • Natanael Santos Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mateus Tavares Costa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Geovane Fernandes Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gisele Carvalho de Araújo Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

advérbio, perspectiva normativa, perspectiva linguística

Resumo

O presente trabalho é um estudo sobre os advérbios nas perspectivas gramatical e linguística. As gramáticas normativas trazem diversas definições e classificações para essa classe de palavras; e a Linguística traz uma série de informações acerca da prescrição vs uso, bem como estudos críticos sobre essa classe de palavra. Após verificarmos o que dizem as gramáticas e alguns estudos linguísticos, analisamos um corpus de fala do Projeto ALIP – Banco de dados IBORUNA, com a finalidade de observarmos o uso dessa classe de palavra e de quantificarmos os advérbios, as locuções adverbiais e as palavras denotativas presentes, separando-os conforme o que modificam e/ou intensificam. Constatamos que há casos que a gramática não prevê e que há algumas variações possíveis. Por fim, já que as definições gramaticais não são suficientes para explicar todas as ocorrências dos usos de advérbios, remodelamos uma definição que consideramos adequada para essa classe.

Biografia do Autor

Natanael Santos Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 5º período de Letras

Mateus Tavares Costa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 5º período

Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Estudos Linguísticos. Professora orientadora

Geovane Fernandes Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutor em Estudos Linguísticos. Professor coorientador

Gisele Carvalho de Araújo Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Educação. Professora coorientadora

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Publicado

2019-08-23

Edição

Seção

Artigos